Dia Mundial da Saúde: defender o SUS e a vida

Para transformar os aplausos aos profissionais de saúde em força motriz de esforço coletivo em prol de um plano emergencial de combate ao Covid-19.

Danilo Rezegue 7 abr 2020, 20:43

Há aproximadamente um mês, a OMSdeclarava o estado de pandemia global causada pelo novo coronavírus. Desde o registro dos primeiros casos na China, a disseminação pela Europa e a consolidação dos EUA como epicentro da crise, a pandemia virou o mundo do avesso e alterou toda a atmosfera geopolítica que conhecíamos até então. O mundo que conhecíamos antes da Covid-19 não existe mais. E os cenários pós-pandemia ainda são verdadeiras incógnitas.

O lastro de mortes, pânico e sofrimento é uma marca indelével da atual conjuntura. Colapsodos sistemas de saúde, lockdown, economia do avesso e mais de 1 milhão de pessoas infectadas no mundo. Não sabemos até quando a Covid-19 deixará suas marcas, mas é necessário que desde já possamos extrair lições do cenário atual. O novo coronavírus desnudou os tentáculos de um sistema econômico global regido por um receituário neoliberal individualista e privatizante cuja lógica de mercantilização da vida encontra-se em xeque diante das demandas que emergem no bojo da pandemia.

Países asiáticos, europeus, e até os Estados Unidos, precisaram lançar mão de vultuosos investimentos públicos, para garantir renda básica emergencial e garantir as condições concretas para estratégias rigorosas de isolamento social e contenção do vírus. Em alguns países, leitos privados foram estatizados, dívidas públicas postergadas e foram instituídas medidas de proteção do salário e garantia dos empregos.

No Brasil, temos um trunfo: um Sistema Único de Saúde, público, com acesso universal e que atende indistintamente brasileiros e brasileiras em todo o território nacional, dos grandes centros urbanos aos distritos sanitários indígenas. Porém, há mais de trinta anos, este mesmo sistema, que nunca foi ÚNICO dada a expansão conflituosa do capital privado em saúde, precisa resistir firmemente às políticas de sucateamento implementadas desde a sua gênese.

No contexto brasileiro, ainda temos outro agravante: um governo federal alinhado a umaelite mesquinha, está disposto a usar a vida dos trabalhadores brasileiros como escudo para manutenção de privilégios de rentistas e grandes empresários, contrariando recomendações da própria Organização Mundial da Saúde quanto às regras de quarentena e distanciamento social.

Disseminando fake news e caminhando na contramão da ciência, o governo Bolsonaro se consolida como vergonha internacional no combate ao Covid-19, gerando conflitos desnecessários e zombando da classe trabalhadora, esquivando-se de propor medidaseconômicas emergenciais para preservar salários e empregos, enquanto socorre os cofres dos bancos e do grande empresariado. Hoje, no Brasil, Bolsonaro e seus asseclas são os maiores obstáculos ao enfrentamento da pandemia e o impeachment tem se tornado a cada dia que passa uma tarefa emergencial, que já conta com aproximadamente um milhão de assinaturas e sua agenda está na ordem do dia.

As próximas semanas ainda serão de disseminação do vírus no Brasil, em meio aos cenários de desigualdade socioeconômica, carência de saneamento básico e precariedadedo trabalho. Os prognósticos assustam e nossa posição irrefutável é a de defesa da vida como princípio humanitário, defesa do SUS como projeto emancipatório e de defesa dademocracia como tarefa política. 

Que neste dia 07/04/2020, o Dia Mundial da Saúde, possamos transformar os aplausos aos profissionais de saúde em força motriz de um esforço coletivo em prol de um plano emergencial de combate ao Covid-19 capaz deatender às recomendações científicas mundiais, aplicação imediata da renda básica emergencial, estratégias de controle da propagação do vírus nas favelas e periferias urbanas, medidas de controle e proteção dos povos tradicionais e garantia de condições de trabalho dignas aos profissionais de saúde com fornecimento adequado de EPIs, expansão de leitos de UTI e investimentos públicos para evitar o colapso do Sistema Único de Saúde.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão