Polícia do Distrito Federal abre investigação após ameaças a militantes do PSol
Foto: Arte Fora do Museu/Divulgação

Polícia do Distrito Federal abre investigação após ameaças a militantes do PSol

Militantes foram ameaçados por bolsonaristas em estacionamento de Brasília: ‘Quer entrar na bala?’.

Redação da Revista Movimento 22 jul 2022, 15:51

A Polícia Civil do Distrito Federal apura denúncia da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa (CLDF) por ameaças a militantes do PSOL ocorridas na última quarta-feira (20/07), O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) recebeu cópia da representação.

Conforme o presidente da comissão, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL), o caso foi registrado no estacionamento do edifício Conic, localizado no Setor de Diversões Sul, próximo à Esplanada dos Ministérios. Três militantes do partido foram ameaçados por apoiadores do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

“Os homens  fecharam a saída do estacionamento com [veículo] o Fiat Stilo, e passaram a proferir xingamentos e ameaças aos jovens, inclusive perguntando a um deles: ‘você quer entrar na bala?’. Diante das ameaças, e com medo, os jovens não reagiram, permanecendo no carro estacionado na vaga. Após um tempo, os homens, no Fiat Stilo, deixaram o local, e só então, as vítimas puderam ir embora”, relata.

Segundo Felix, as vítimas estão apreensivas, já que relataram que os agressores já os haviam visto e aguardaram sua chegada para proferir as ameaças. A Comissão de Direitos Humanos solicitou às autoridades policiais que seja aberta investigação para identificação dos suspeitos, o que poderá ser feito por meio de câmeras de segurança do local.“

Diante do clima de animosidade que vem sendo constantemente reportado em relação às manifestações de posicionamentos políticos nas últimas semanas, solicitamos cuidadosa e célere investigação do caso, com a identificação e eventual punição dos agressores, bem como que medidas sejam tomadas no sentido de auxiliar na garantia, a todos os cidadãos do Distrito Federal, de manifestarem suas convicções políticas sem riscos de sofrerem violências ou agressões”, diz o deputado distrital.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores