PSOL aciona MP contra colunista que foi homofóbico em texto sobre David Miranda
David Miranda

PSOL aciona MP contra colunista que foi homofóbico em texto sobre David Miranda

Jornalista sugeriu que orientação sexual do deputado estaria relacionada à causa da morte e ainda zombou do viúvo

Mandato Luciana Genro 24 maio 2023, 09:00

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O PSOL de Bagé e a deputada estadual Luciana Genro, presidente do partido no Rio Grande do Sul, estão acionando o Ministério Público gaúcho sobre um texto com teor homofóbico publicado pelo colunista João Eichbaum, que é jornalista, advogado e escritor. A coluna foi publicada no jornal Folha do Sul, de Bagé, e no blog do autor, no dia 18 de maio, um dia depois do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.

O texto aborda a morte do deputado federal carioca David Miranda, a qual havia ocorrido menos de dez dias antes da publicação. O autor menciona que a causa da morte foi uma infecção gastrointestinal, afirmando: 

“Nada de política. As infecções são reações químicas hostis da natureza, que procura manter sua integridade. É bom não esquecer que instrumento reprodutor varonil pode causar estragos, quando encontra fezes no caminho da festa…”.

A frase tem caráter homofóbico ao sugerir que a homossexualidade de David possa ter tido alguma relação com a doença que o levou à morte. A questão fica ainda mais grave ao se analisar a proximidade com a data em que David morreu, além de conter outros trechos homofóbicos – como debochar do fato de o jornalista Glenn Greenwald ser o viúvo de David. O jornal posteriormente publicou um artigo como resposta ao texto de Eichbaum, mas que veio com uma nota do diretor chamando a coluna de “irretocável”.

“Esse tipo de manifestação homofóbica não pode ser admitida, afinal homofobia é crime. Não é porque o colunista tem um espaço para falar sobre o que lhe interessa que ele tem carta branca para destilar preconceitos e cometer crimes. Esperamos que o Ministério Público entenda a gravidade do que foi dito”, afirma Luciana Genro.

Logo no primeiro parágrafo do texto, ao contextualizar a respeito de David e seu marido Glenn Greenwald, o autor coloca: “Não. Não foi engano. A palavra usada foi essa mesmo: marido. Sim”, questionando o uso da palavra “marido” para um casal de dois homens. Em seguida, discorreu por vários parágrafos, chamando Glenn de “estrangeiro” e o colocando como o responsável pela soltura de Lula da cadeia, acusando-o inclusive de “destruir a unidade da nação”.

Comprometidos na defesa dos direitos da população LGBTI+, Luciana Genro e o PSOL de Bagé estão enviando uma notícia de fato ao MP-RS, solicitando que avalie o cometimento do crime de homofobia por parte do colunista. Caso o MP julgue procedente a representação, poderá fazer uma denúncia à Justiça, que, se for aceita, fará com que Eichbaum seja réu pelo crime de homofobia.

A notícia de fato tem como base a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que criminalizou a homofobia, equiparando-a com o crime de racismo. O STF determinou que “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” em razão da orientação sexual pode ser considerado crime.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi