PL estabelece Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero
Inclusão sexual e de gênero

PL estabelece Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero

Projeto de lei da deputada Luciana Genro visa incentivar e reconhecer empresas que abram portas para população LGBTQIA+

Mandato Luciana Genro 6 mar 2025, 09:10

Foto: Pixabay

Com o objetivo de reconhecer e fomentar ações de inclusão e de promoção da diversidade no ambiente de trabalho, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) apresentou proposição sobre o Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero. O projeto de lei 69/2025 estabelece a concessão do Selo para empresas que atingirem critérios determinados, assim como busca contribuir para a eliminação da discriminação no mercado de trabalho.

Segundo a proposta, poderão receber o selo as empresas que seguirem critérios de empregabilidade voltados para pessoas LGBTQIA+, incluindo ter pelo menos 10% do número total de seus funcionários de pessoas assim identificadas; de assistência para estes trabalhadores; de comprovação de boas práticas no combate e prevenção ao preconceito; assim como incentivo à capacitação destes funcionários.

“Sabemos que a população LGBTQIA+ frequentemente sofre dificuldades de acesso e permanência no mercado de trabalho, assim como discriminação por parte de colegas e gestores. Essa proposta vem no sentido de promover a igualdade de direitos e incentivar a contratação de pessoas LGBTQIA+”, afirma Luciana Genro.

O Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero será concedido mediante abertura de edital para cadastramento das empresas interessadas, semestralmente. Em 2023, foi publicado um decreto estabelecendo o selo, mas não há notícias de sua implementação. Além disso, a deputada objetiva tornar essa medida uma lei para atribuir maior segurança legal à iniciativa.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores