FLCMF acompanhando as lutas nos Estados Unidos

FLCMF acompanhando as lutas nos Estados Unidos

A diretora executiva da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, Mariana Riscali, está nos Estados Unidos acompanhando de perto os processos de organização e mobilização da esquerda contra o governo Trump no país

A diretora-executiva da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, Mariana Riscali, está nos Estados Unidos acompanhando de perto os processos de organização e mobilização da esquerda contra o governo Trump no país. Nos últimos dias, ela esteve em Nova York, onde participou de uma atividade de campanha de Zohran Mamdani, o candidato socialista à prefeitura da cidade – que derrotou o establishment do Partido Democrata e conquistou o direito de concorrer pela legenda.

Mamdani é membro do grupo Socialistas Democráticos da América, cuja sigla em inglês é DSA, a maior organização de esquerda socialista dos Estados Unidos. O DSA tem representado os setores mais combativos e consequentes no enfrentamento a Trump e sua política reacionária, anti-imigrantes e antipopular. O próprio Mamdani é expressão disso, ao vencer uma campanha pautando temas como a proteção aos imigrantes, o controle de alugueis, a criação de mercados públicos e a defesa sem recuos da Palestina, inclusive com a determinação da prisão de Netanyahu caso ele pise em Nova York.

A Fundação, representada por Mariana Riscali, também realizou reuniões com militantes e dirigentes do Bread & Roses, uma corrente interna do DSA. O encontro teve como foco o tema “Construindo o partido no Brasil” e debateu a experiência de organização do PSOL como referência para fortalecer a construção do DSA enquanto uma alternativa para a classe trabalhadora dos Estados Unidos.

Nos próximos dias, vamos repercutir em nossas redes as demais agendas da FLCMF nos EUA. Além da presença de Mariana Riscali, a Fundação publica semanalmente uma coluna sobre a situação política do país, chamada “Estados Unidos Hoje”, incidindo e refletindo sobre as lutas da esquerda e a necessidade de derrotar Trump e a extrema direita.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 24 abr 2026

Lula e Trump: um debate inevitável

Não há nenhuma possibilidade de vitória real contra a extrema direita sem levantar a bandeira da soberania e parar a mão de Trump
Lula e Trump: um debate inevitável
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores