Comunicado de Convergência Social (Frente Ampla)

Partido chileno presta solidariedade ao povo equatoriano.

Convergência Social 17 out 2019, 13:56

Como Convergência Social manifestamos nossa solidariedade com o povo equatoriano e nossa condenação enérgica às medidas adotadas pela administração Lenin Moreno para responder pela via da violência o descontentamento generalizado pelo chamado “Paquetazo”.

Nos anos de gestão Moreno, os equatorianos experimentaram um retrocesso no gozo de seus direitos sociais pela implementação do neoliberalismo, que levou a uma forte deterioração da situação econômica, tudo isto em paralelo ao seu realinhamento continental com a direita e a subordinação do país aos interesses dos EUA, que se traduziram em ações lamentáveis como a entrega do jornalista Julian Assange.

Na última quinta-feira, 3 de outubro, Moreno decretou um Estado de Sítio e ordenou a utilização do exército em todo país para reprimir as manifestações que se iniciaram com o início de uma série de medidas de ajustes – como e eliminação dos subsídios dos combustíveis – implantadas para cumprir com o ordenado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Exigimos que o governo do Equador levante o Estado de Sítio e a militarização do país, para evitar uma espiral de violência, e atenda as reivindicações do povo equatoriano. Da mesma maneira, rechaçamos o papel que os organismos internacionais, como a OEA, tem jogado em nosso continente, decretando que governos devem se manter e quais devem ser derrubados de acordo com os interesses dos EUA.

Apoiamos os movimentos sociais, organizações estudantis e comunidades indígenas em sua luta para conseguir a derrubada das medidas de ajuste neoliberal que, como ocorrem na Argentina e no Brasil, somente geram mais problemas e sofrimentos para os setores mais pobres.

Reprodução da versão traduzida pelo Portal da Esquerda em Movimento.

TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores