A temerária ideia do parlamentarismo

Sempre que o parlamentarismo foi ventilado como solução para os problemas do país, o oportunismo andava de mãos dadas com este sistema.

Luciana Genro 17 ago 2017, 09:37

Uma pesquisa do instituto IPSOS revela que para 94% dos entrevistados, os políticos que estão no poder não representam a sociedade. Como a casta política reage a esta falta de legitimidade?

A ideia temerária da vez é instituir o parlamentarismo no Brasil. Uma tentativa de ter um sistema menos propenso a crises graves, quando troca-se os anéis rapidamente para manter os dedos intactos.

A ideia soa como provocação quando Eliseu Padilha é ventilado como o nome para ser primeiro-ministro e, mais ainda, quando lembramos que dos 513 deputados federais, 238 estão investigados pelo STF.

Sempre que o parlamentarismo foi ventilado como solução para os problemas do país, o oportunismo andava de mãos dadas com este sistema. Assim foi no início dos anos 1960, quando se impôs um parlamentarismo de ocasião no governo João Goulart, que durou pouco mais de um ano, com três primeiros-ministros.

Após a criação da Constituição de 1988, realizou-se um plebiscito em 1993 para que o povo pudesse optar pelo sistema de governo que preferia ter – podendo escolher entre presidencialismo e parlamentarismo, em regime republicano ou monárquico. O presidencialismo venceu por 55% dos votos, contra 24% do parlamentarismo.

Isso não significa que o presidencialismo seja bom. A realidade tem dado fartas demonstrações disso. Para falar apenas de fatos mais recentes, Dilma ganhou a eleição e tentou implementar o ajuste fiscal atribuído ao seu adversário. Levou um golpe palaciano que colocou no poder o presidente mais impopular da história do Brasil, quase uma unanimidade de repúdio e repulsa.

A mesma pesquisa do IPSOS revela que para 81% dos brasileiros o problema do país é o sistema politico. Conclusão muito acertada. O problema é que apenas 50% consideram a democracia o melhor regime para o país, o que pode significar uma confusão bem grande sobre o que é uma ditadura: perseguição, exílio, assassinatos políticos, corrupção e imprensa amordaçada.

O que precisamos é de uma democracia real, onde o povo tenha poder de decisão e não apenas seja chamado a votar em processos eleitorais que geram distorções terríveis, pois são controlados pelos partidos que são, na sua maioria, comandados por castas políticas corruptas e vinculadas ao poder econômico.

A mudança estrutural que o Brasil precisa não vai acontecer num canetaço, nem em decisões tomadas no silêncio de gabinetes fechados. É uma mudança que depende da disposição do povo de ir às ruas, organizar-se e tomar a politica nas suas próprias mãos.

(Artigo originalmente publicado no site sul21)


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão