Apresentação da Revista Movimento n.16

A décima sexta edição da Revista Movimento apresentou dossiês sobre ecossocialismo e a pandemia de coronavírus.

Thiago Aguiar 2 abr 2020, 14:27

Enquanto escrevo estas linhas, as janelas se agitam. Panelas, gritos, indignação. Finalmente, começa a explodir a raiva popular contra o governo autoritário e ultraliberal de Jair Bolsonaro, motivada pela incompetência generalizada, o negacionismo científico, o loteamento de áreas fundamentais do Estado e a militarização da administração diante da maior emergência sanitária global em gerações.

A pandemia de coronavírus expõe milhões de seres humanos em todo o mundo a um desafio inaudito. As dezenas de milhares de casos e os milhares de mortos até o momento mostram a gravidade das semanas que virão. O rápido espraiamento do vírus também demonstra um dos mais dramáticos limites do capitalismo global: a transnacionalização da produção, a circulação intensa de mercadorias, valores e pessoas também abrem espaço para a rápida difusão de infecções como esta. O contágio apresenta um desafio comum à humanidade como espécie e a coloca diante da barbárie dos lucros exorbitantes das corporações, da riqueza dos bilionários e da incapacidade dos Estados nacionais, capturados pela classe dominante, de preservar as vidas das massas populares.

A décima sexta edição de nossa Revista Movimento dedicava-se, a princípio, ao debate a respeito do ecossocialismo como estratégia e programa dos revolucionários no século XXI. A pandemia de coronavírus e as respostas à disseminação do Covid-19 tornam esta temática ainda mais urgente. Diante dos últimos acontecimentos, com a necessidade de maior isolamento social nas próximas semanas, esta edição terá difusão digital imediata. Queremos contribuir para a formação e os debates de nossa militância, de nossas leitoras e leitores durante este período desafiador.

Neste volume, o dossiê sobre o ecossocialismo traz um artigo instigante de Michael Löwy, sociólogo, militante revolucionário há décadas e dirigente da IV Internacional, com treze teses sobre o ecossocialismo. Na sequência, publicamos uma entrevista realizada por nossa revista com Löwy durante o ato de comemoração dos 20 anos do Movimento Esquerda Socialista no final de 2019. Luiz Fernando de Souza Santos, professor da Universidade Federal do Amazonas, reflete sobre a lógica marxista e a questão amazônica sob o governo Bolsonaro. Marcela Durante, do Setorial Ecossocialista do PSOL, por sua vez, escreve artigo sobre a crise socioambiental, a alternativa ecossocialista e a luta do PSOL. Finalizando o dossiê, temos a alegria de compartilhar duas grandes entrevistas: com Antônia Cariongo, liderança quilombola do Maranhão, e com nosso camarada José Rainha Júnior, o Zé Rainha, liderança da luta pela terra e dirigente da Frente Nacional de Lutas.

A seção internacional traz um artigo de William I. Robinson, professor do Departamento de Sociologia da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA), analisando a situação latino-americana diante do aprofundamento da crise econômica, da emergência de projetos de direita e da intensificação das lutas populares na região. Na sequência, na seção de depoimentos, Pedro Fuentes, da direção nacional do MES, escreve um marcante artigo sobre a história de Luis Pujals, seu irmão mais velho, militante trotskista argentino e o primeiro desaparecido político da história daquele país.

Buscando oferecer algumas primeiras análises a respeito da pandemia de coronavírus, o segundo dossiê deste volume traz um artigo de Mike Davis, professor no Departamento de Creative Writing na Universidade da Califórnia em Riverside (EUA), a respeito dos efeitos sociais do coronavírus. Na sequência, Daniel Tanuro, dirigente da seção belga da IV Internacional, apresenta oito teses sobre os desdobramentos da pandemia. Bruno Magalhães, da direção nacional do MES, por sua vez, analisa o espraiamento do vírus e apresenta os elementos de uma resposta política pelos socialistas.

O dossiê também publica um denso artigo de elaboração de nossas companheiras Evelin Minowa, Joyce Martins, Luana Alves, Natália Peccin Gonçalves, Natalia Pennachioni e Vanessa Couto, trabalhadoras da saúde e militantes do MES, relacionando a crise capitalista, a pandemia de coronavírus e a necessidade de defesa da saúde pública brasileira, por meio do Sistema Único de Saúde, para responder aos desafios sanitários e sociais da nova situação. A seguir, está reproduzida a declaração do Secretariado Nacional do MES sobre a disseminação do Covid-19 e a luta em defesa da saúde pública. Fechando este volume e ainda tratando das análises a respeito da disseminação do coronavírus, na seção de documentos, publicamos a declaração do Bureau da IV Internacional.

Espero que a décima sexta edição de nossa revista contribua para a melhor compreensão dos desafios e para o período de luta que temos à frente.

Boa leitura!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!