Sim, há alternativa

O Equador entrou em uma espiral descendente de crises sobrepostas.

Napoleón Saltos 26 abr 2020, 20:27

A imagem internacional do Equador é a do desastre da pandemia. O país entrou em uma espiral descendente de crises sobrepostas, às quais se soma a crise sanitária, a crise econômica e o vácuo de liderança política.

Enquanto a população se preocupa com saúde, alimentação e trabalho, os políticos seguem em suas disputas, o correísmo defende um golpe de Estado encoberto para entregar o poder a Nebot, e o governo responde com a ameaça de uma morte cruzada. Os empresários estão pressionando para acelerar o ataque aos fundos públicos, com novas privatizações, e iniciaram uma cadeia de demissões massivas sob o pretexto da pandemia. De cima estamos em um beco sem saída.

Eles nos impuseram uma estratégia de confinamento sem levar em conta as condições dos 60% da população que vivem – ou morrem – dia a dia, no desemprego e subemprego. Eles conseguiram conter as mobilizações de outubro, o que nos permitiu ver outras saídas. E agora eles querem levantar a quarentena sem ter controlado a primeira onda de contágio; não há nem mesmo informação sobre o número e a localização dos infectados e dos mortos. A estratégia do choque e do medo é o recurso de submissão aos vorazes interesses do capital que coloca a acumulação acima da vida.
Mas o Equador não está reduzido a este desastre. Existem iniciativas alternativas nos diferentes campos. Práticas de saúde intercultural, comercialização direta e cadeias de permuta foram reativadas para unir o campo e a cidade, redes de solidariedade com os setores mais carentes. É possível colher essas sementes de uma maneira diferente.

O primeiro passo é disputar uma narrativa diferente da pandemia. Sabendo que é um problema muito sério, estrutural, fruto do capitalismo patriarcal, que atingiu suas formas mais extremas de superexploração dos trabalhadores, especialmente das mulheres, e da natureza. Não é um problema temporário, que vai desaparecer com a vacina. Vamos conviver por muito tempo com a pandemia da COVID19 e as outras pandemias de saúde e fome. Portanto, precisamos de um Plano de Vida de, pelo menos, 12 ou 18 meses.

É hora de resistência à estratégia de dominação, e de construir as bases de uma potência autônoma, de baixo, de fora, de esquerda. Não há soluções negociadas.

Em resistência, devemos ainda exigir respostas urgentes do Estado para enfrentar a pandemia e o aprofundamento da crise econômica. Embora saibamos que não haverá respostas, já que a preocupação do regime está no resgate do capital, no pagamento da dívida externa com a oferta de novos créditos, na privatização de recursos públicos, na flexibilização liberal. Esta não é uma lista de exigências, mas uma plataforma de exigências, como linhas de resistência que unem nossas lutas imediatas.

Mas a chave é construir um espaço de coordenação nacional a partir das organizações sociais e dos povos indígenas, liderado pela Frente Unitária dos Trabalhadores, a Confederação das Nacionalidades Indígenas, a Frente Popular, o Parlamento dos Povos, o Parlamento das Mulheres, uma forma de poder constituinte para nós.

É a nossa vez de recomeçar, em diferentes campos. O primeiro passo é um ACORDO NACIONAL para promover um PROGRAMA ALTERNATIVO, com base nas linhas apresentadas em outubro. Não vamos nos deixar isolar, a solidariedade é a alternativa. Precisamos nos dar um caminho de esperança com nossos povos, com nossos irmãos e irmãs, com a Mãe Natureza.

Artigo originalmente publicado no Observatório Internacional da Fundação Lauro Campos.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão