As vidas garífunas importam!

As populações garífunas em Honduras estão ameaçadas.

ALBA Movimientos 10 set 2020, 13:14

Em 18 de julho passado nas primeiras horas da madrugada, um grupo de homens fortemente armado, vestidos com o uniforme da Direção de Investigação Criminal DPI, em presença de vizinhos da localidade, sequestraram os companheiros Alberto Sneider Centeno, Milton Joel Martínez Álvarez, Suami Aparício Mejía e Alber Sentana Thomas da comunidade garífuna do Triunfo de la Cruz, Departamento de Atlântida, na costa caribenha de Honduras, sem que até hoje se tenha conhecimento de seu estado e seu paradeiro.

Neste domingo, 30 de agosto, o mundo comemorou no Dia Internacional do Detido – Desaparecido, em Honduras se contam 43 dias de desaparição física dos companheiros dirigentes sem que as autoridades correspondentes de levar a cabo a investigação ou as demais instituições do país fiadores do respeito aos Direitos Humanos, tenham manifestado avanços nas investigações ou genuíno interesse em que se descubra a razão dos fatos e seus responsáveis.

Sabemos que as populações garífunas em Honduras sem encontram disseminadas em 42 comunidades ao longo da costa caribenha, em territórios que representam verdadeiros paraísos da natureza, estes lugares são cobiçados pelo capital transnacional do ramo do turismo; muitos foram deslocados, ameaçados e inclusive assassinados para amedrontar a seus habitantes e obrigá-los a vender ou entregar suas terras. O caso dos companheiros desaparecidos se origina no marco desta disputa, na qual o governo de Honduras não interveio em favor de seus habitantes apesar de seus direitos reconhecidos na Constituição da República e também Convênios Internacionais subscritos pelo Estado como o 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais.

As organizações que fazemos parte do Movimento Social Mesoamericano/ALBA Movimentos, Capítulo Honduras, demos continuidade à demanda pelo aparecimento físico com vida dos companheiros garífunas e estamos solicitando às demais organizações, partidos políticos, organizações de base, culturais e de outra natureza, que somem sua assinatura a esta campanha exigindo que o Estado de Honduras dê resposta imediata a uma situação que nos faz retroceder até a década dos anos 80, quando em nosso país esquadrões da morte desapareceram centenas de dirigentes populares – homens e mulheres -, muitos dos quais continuam desaparecidos e em alguns casos nos quais se conseguiu avançar na investigação, as forças obscuras os mantiveram na impunidade.

Fazemos o chamado às organizações sociais de nosso continente e também a outras organizações do mundo, que somem sua assinatura para fortalecer a petição.

Poderão dirigir suas adesões ao correio eletrônico: foromesoamericaalba@gmail.com

As vidas garífunas importam!

COORDENAÇÃO MOVIMIENTO SOCIAL MESOAMERICANO

Artigo originalmente publicado no Observatório Internacional da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão