Reclamamos a liberdade de Julian Assange

O objetivo da perseguição de Trump contra Assange é manter em segredo as atividades do complexo industrial-militar e conseguir a impunidade dos crimes cometidos pelos Estados Unidos no mundo.

Adolfo Pérez Esquivel 25 set 2020, 18:45

Os governos dos Estados Unidos e Grã-Bretanha levam a cabo uma perseguição há anos contra Julian Assange. Hoje se tramita um juízo para que se autorize sua extradição aos Estados Unidos, país que é um dos maiores violadores dos Direitos Humanos e dos Povos no mundo.

Julian Assange publicou na plataforma Wikileaks informação sobre os crimes de guerra, corrupção e espionagem global do governo dos Estados Unidos contra os povos, e por tal motivo é perseguido. Washington busca ocultar ou silenciar toda exposição de suas políticas de terror impostas a outros países.

O ex-presidente Rafael Correa lhe concedeu asilo diplomático e a Embaixada do Equador em Londres o alojou desde 2012 até abril de 2019, quando Lenín Moreno autorizou as autoridades britânicas a ingressar em sua embaixada e, assim, o prenderem. Desde então permanece em confinamento solitário na prisão de alta segurança de Belmarsh. Em 7 de setembro começou seu julgamento de extradição. Se este chegasse a prosperar seria julgado no Distrito Leste da Virgínia, conhecido como o Tribunal de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Até agora nenhum acusado de atentar contra a segurança nacional ganhou um caso nesse tribunal.

O Relator contra a Tortura das Nações Unidas, Nils Meltzer, considera que a detenção de Julian Assange é injusta e arbitrária, o mesmo que seu processo. Além disso, na cárcere inglesa foi submetido a torturas e a um trato desumano, e deve ser liberado e ressarcido de imediato.

Por tudo isso, numerosos organismos de Direitos Humanos, centenas de juristas, mandatários e jornalistas de todo o mundo reclamam a liberdade de Julian Assange.

Fazemos um chamado aos meios de informação para que exijam sua liberdade: encontra-se em situação de risco e sua saúde está em perigo. É urgente proteger sua integridade psicofísica e ser conscientes de que se ele é extraditado aos Estados Unidos lhe aplicariam uma pena de 175 anos de prisão, a qual equivaleria a uma sentença de morte.

Assange não é cidadão dos Estados Unidos e a plataforma Wikileaks é global. Caso ocorra a extradição, seu caso serviria de antecedente para que qualquer jornalista investigativo possa ser julgado nos Estados Unidos por revelar crimes perpetrados por ordem de Washington em outros países. O que está sendo julgado é a liberdade de expressão e o direito a informar e ser informado com a verdade.

O objetivo da perseguição do governo de Trump contra Julian Assange é manter em segredo as atividades do complexo industrial-militar e conseguir a impunidade dos crimes cometidos pelos Estados Unidos no mundo.

Buenos Aires, 8 de Setembro de 2020

Artigo originalmente publicado em Rebelion.org. Artigo originalmente publicado no Observatório Internacional da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão