PERU: A resposta popular perante o indulto impune do Tribunal Constitucional à Fujimori
O povo peruano foi às ruas ontem, 17/03, contra o indulto ao ex-ditador Alberto Fujimori.
Via Súmate
Milhares de pessoas se mobilizaram nesta quinta-feira em diferentes cidades do país para rejeitar o perdão concedido pelo Tribunal Constitucional (TC) ao assassino Alberto Fujimori. Mulheres, jovens, coletivos, familiares de vítimas da ditadura, diferentes organizações sociais e de direitos humanos se reuniram na praça San Martin em Lima para repudiar a decisão do Tribunal Constitucional.
O “Nuevo Peru” não podia estar ausente, se fez presente com uma grande coluna com seus militantes e seus líderes à frente, caminhando pelas ruas do centro de Lima. Não descansaremos enquanto não anularmos este perdão, o que é um verdadeiro insulto, pois representa um sério passo atrás em termos do direito das vítimas à justiça e garante impunidade para um perpetrador de crimes contra a humanidade de alto nível.
A condenação de Alberto Fujimori foi um marco histórico na luta contra a impunidade para os crimes mais graves em toda a região.
Chamamos a continuar mobilizados e organizados, não podemos deixar que este fato fique impune e ultrapasse o caminho legal a seguir, como o de apelar para a Corte Interamericana de Direitos Humanos; entretanto, devemos usar a ferramenta mais poderosa que temos, que é a força da população mobilizada para defender os direitos democráticos que estão sendo pisoteados.
Nem o esquecimento nem o perdão!
Abaixo o indulto impune!