Dossiê Ucrânia – Nova edição da Revista Movimento
WhatsApp-Image-2022-06-02-at-19.51.16-1

Dossiê Ucrânia – Nova edição da Revista Movimento

Conheça a nova edição da Revista Movimento! Os principais debates sobre a invasão russa na Ucrânia a partir de uma visão internacionalista.

Bruno Magalhães 2 jun 2022, 19:56

Uma edição marcada pela guerra

Apresentamos esta nova edição da Revista Movimento em um momento internacional marcado pela agressão da Rússia à Ucrânia. Os refugiados ucranianos se contam aos milhões de pessoas e, apesar de Vladimir Putin não ter tido sucesso no cerco à Kiev e em outros de seus planos iniciais de guerra, o conflito segue sem perspectiva de fim e os invasores se preparam para uma nova escalada militarista.

Desde o início desta guerra, a Revista Movimento se colocou nas primeiras filas da solidariedade ao povo ucraniano e de sua resistência armada contra o invasor. O artigo O que é o internacionalismo proletário, da professora da UFSCAR e ativista da Rede Emancipa Svetlana Ruseishvili, foi um dos primeiros escritos no início da guerra buscando definir uma posição leninista de princípios sobre o tema. Também naquele momento intensificamos o contato com os camaradas da Revista Commons, da companheira Okasa Dutchak cuja entrevista também foi publicada nesta edição.

Acompanhamos de perto o tema da guerra com um enviado especial à Polônia que se encontrou com o histórico militante trotskista Zbigniew Kowalweski, do qual publicamos o artigo recente publicado na última edição da Imprecor, A conquista da Ucrânia e a história do imperialismo russo, além de um breve perfil e história deste autor polonês por nosso editor Bruno Magalhães. Outro aporte internacional desta edição vem da nossa colaboradora Giovanna Marcelino, que desde Istambul realizou uma entrevista exclusiva com o dirigente socialista russo Ilya Budraitskis.

As polêmicas sobre a guerra dividiram parte do movimento internacionalista. Sobre o caráter destes debates publicamos a Carta a amigxs e colegas brasileirxs a propósito da invasão da Ucrânia e o bastante completo Nesta hora de grave perigo, em solidariedade com a resistência ucraniana, reconstruamos o movimento internacional antiguerra, escrito pelos companheiros Pierre Rousset e Mark Johnson.

Por fim, publicamos também nesta edição o artigo recente de Roberto Robaina, Uma leitura da situação nacional e a necessidade de um partido independente, refletindo sobre a construção do PSOL perante os desafios da realidade brasileira, e encerramos a edição com a bela homenagem de Raya Dunayevskaya à Natalia Sedova, revolucionária trotskista também nascida em um abril há 140 anos atrás.

Boa leitura!

  • A Revista Movimento pode ser adquirida cadastrando-se na página principal de nosso website.

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

   

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima quarta edição da Revista Movimento. Iniciando nossas publicações em 2022, preparamos uma edição com um dossiê de mulheres, organizado pelas mulheres do Movimento Esquerda Socialista (MES).