Em Goiás, o PSOL tem cara própria!
WhatsApp Image 2022-06-06 at 11.32.09

Em Goiás, o PSOL tem cara própria!

Foram lançadas, no dia 06 de junho, em Goiânia-GO, as pré-candidaturas de Mariana Lopes e Rafael Gomes, à deputada federal e estadual, respectivamente.

Mariana Lopes 6 jun 2022, 11:05

Foram lançadas, no dia 06 de junho, em Goiânia-GO, as pré-candidaturas de Mariana Lopes e Rafael Gomes, à deputada federal e estadual, respectivamente.

O evento de lançamento contou com cerca de 50 pessoas que se reuniram para uma feijoada numa tarde de domingo na capital goiana. Os pré-candidatos receberam, em vídeo, o apoio das deputadas Fernanda Melchiona, Sâmia Bomfim, Luciana Genro, Mônica Seixas e Fábio Félix. Presencialmente, diversos militantes do partido, inclusive pré-candidatas majoritárias, das mais variadas correntes os saudaram. Compareceram ainda artistas, produtores e articuladores culturais, jornalistas, professores, servidores públicos e demais ativistas.

Mariana Lopes foi candidata a vereadora em 2020 e recebeu 1614 votos em sua primeira candidatura. É servidora pública, técnica-administrativa em educação na Universidade Federal de Goiás, foi diretora da Fasubra (federação de sua categoria) e atua também no movimento feminista há muitos anos.

Rafael Gomes é músico, produtor e articulador cultural. Foi baixista da banda Francisco, elHombre. Além da Cultura, pauta primordial, também é militante ecossocialista, atua na permacultura e nas lutas dos povos originários.

Ambos do Movimento Esquerda Socialista (MES), corrente fundada nas terras goianas há pouco tempo e tem construído o PSOL nas suas instâncias internas (Secretaria Geral do Diretório Estadual, com o companheiro VictorVictor; e Tesouraria do Diretório Municipal de Goiânia, com Mariana) de maneira aguerrida e responsável, tendo sido fundamentais nas discussões internas para garantir a postulação também de pré-candidaturas do partido aos cargos majoritários. Destacamos que lançaríamos Geovanna Xavier – mulher trans lésbica, mãe de santo na umbanda e motorista de app – como pré-candidata ao governo, porém, tivemos problemas burocráticos da última eleição que ela deputou (2018). Teria sido único, num estado tão conservador como o nosso, ter Geovanna candidata! Nos organizemos para a próxima, como temos buscado nas ruas, nas lutas e nos movimentos, com data para um primeira atividade do Juntos já marcada na Universidade e a perspectiva de formação de um grupo de estudos sobre raça/etnia luta antirracista.

A dobradinha Mariana Lopes-Rafael Gomes apresenta discussões centrais da sociedade, sobretudo nos tempos atuais: educação, funcionalismo público, feminismo, cultura e ecossocialismo. Essas, tornam-se mais necessárias ainda no contexto geral do Brasil, no governo Bolsonaro, e em Goiás, com Caiado. 

O PSOL parte para a dura jornada das Eleições de 2022 recebendo esse reforço vindo do Centro-Oeste, com cara própria e muita disposição para a luta!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão