Em Goiás, o PSOL tem cara própria!
WhatsApp Image 2022-06-06 at 11.32.09

Em Goiás, o PSOL tem cara própria!

Foram lançadas, no dia 06 de junho, em Goiânia-GO, as pré-candidaturas de Mariana Lopes e Rafael Gomes, à deputada federal e estadual, respectivamente.

Mariana Lopes 6 jun 2022, 11:05

Foram lançadas, no dia 06 de junho, em Goiânia-GO, as pré-candidaturas de Mariana Lopes e Rafael Gomes, à deputada federal e estadual, respectivamente.

O evento de lançamento contou com cerca de 50 pessoas que se reuniram para uma feijoada numa tarde de domingo na capital goiana. Os pré-candidatos receberam, em vídeo, o apoio das deputadas Fernanda Melchiona, Sâmia Bomfim, Luciana Genro, Mônica Seixas e Fábio Félix. Presencialmente, diversos militantes do partido, inclusive pré-candidatas majoritárias, das mais variadas correntes os saudaram. Compareceram ainda artistas, produtores e articuladores culturais, jornalistas, professores, servidores públicos e demais ativistas.

Mariana Lopes foi candidata a vereadora em 2020 e recebeu 1614 votos em sua primeira candidatura. É servidora pública, técnica-administrativa em educação na Universidade Federal de Goiás, foi diretora da Fasubra (federação de sua categoria) e atua também no movimento feminista há muitos anos.

Rafael Gomes é músico, produtor e articulador cultural. Foi baixista da banda Francisco, elHombre. Além da Cultura, pauta primordial, também é militante ecossocialista, atua na permacultura e nas lutas dos povos originários.

Ambos do Movimento Esquerda Socialista (MES), corrente fundada nas terras goianas há pouco tempo e tem construído o PSOL nas suas instâncias internas (Secretaria Geral do Diretório Estadual, com o companheiro VictorVictor; e Tesouraria do Diretório Municipal de Goiânia, com Mariana) de maneira aguerrida e responsável, tendo sido fundamentais nas discussões internas para garantir a postulação também de pré-candidaturas do partido aos cargos majoritários. Destacamos que lançaríamos Geovanna Xavier – mulher trans lésbica, mãe de santo na umbanda e motorista de app – como pré-candidata ao governo, porém, tivemos problemas burocráticos da última eleição que ela deputou (2018). Teria sido único, num estado tão conservador como o nosso, ter Geovanna candidata! Nos organizemos para a próxima, como temos buscado nas ruas, nas lutas e nos movimentos, com data para um primeira atividade do Juntos já marcada na Universidade e a perspectiva de formação de um grupo de estudos sobre raça/etnia luta antirracista.

A dobradinha Mariana Lopes-Rafael Gomes apresenta discussões centrais da sociedade, sobretudo nos tempos atuais: educação, funcionalismo público, feminismo, cultura e ecossocialismo. Essas, tornam-se mais necessárias ainda no contexto geral do Brasil, no governo Bolsonaro, e em Goiás, com Caiado. 

O PSOL parte para a dura jornada das Eleições de 2022 recebendo esse reforço vindo do Centro-Oeste, com cara própria e muita disposição para a luta!


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

   

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima quarta edição da Revista Movimento. Iniciando nossas publicações em 2022, preparamos uma edição com um dossiê de mulheres, organizado pelas mulheres do Movimento Esquerda Socialista (MES).