Jovem Pan deve dar direito de resposta a Sâmia Bomfim
Foto: Camila Santana

Jovem Pan deve dar direito de resposta a Sâmia Bomfim

Programa questionou gastos de gabinete de deputada do PSOL após crítica a bilionários.

Redação da Revista Movimento 26 jul 2022, 15:58

O programa “Os Pingos nos Is”, do canal Jovem Pan News, tem até 4 de agosto para conceder Direito de Resposta à deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), após reportagem que questionava gastos de gabinete da parlamentar. A determinação é do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A reportagem, veiculada em abril deste ano, destacou o “uso do dinheiro do povo”, em forma de cota parlamentar, por uma deputada que defende a taxação de fortunas dos bilionários.

O conteúdo da reportagem reuniu gastos do gabinete de Sâmia – todos disponibilizados no site da Câmara. Mas os comentários dos apresentadores José Maria Trindade, Augusto Nunes e Cristina Graeml sugeriam, entre outras críticas, que a verba era usada pela parlamentar em benefício próprio.

O despacho da juíza Edna Kyoko Kano, da 18ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, afirma que o canal faz “forte insinuação” de que os gastos foram destinados para uso pessoal da deputada, sugerindo a existência de desvio de verbas públicas.”

É de se reconhecer, no caso vertente, a extrapolação dos limites da liberdade de expressão e do direito de informação dos meios de comunicação em detrimento do direito à honra”, diz trecho da decisão.

A Jovem Pan tem prazo de dez dias para transmitir o direito de resposta de Sâmia Bomfim, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia de descumprimento.

“Se no exercício regular de seu direito de imprensa a ré [Jovem Pan] transmitiu matéria em que são feitas críticas diretas, ofensivas e graves à conduta da autora [Sâmia], deve permitir que esta possa veicular sua versão sobre os fatos, independentemente de haver configuração de ilícito ou lesão moral, para que possa corrigir equívocos sobre sua imagem social”, afirma a magistrada, na decisão.

Em sua ação de direito de resposta, a deputada destacou que, ao extrapolar o exercício do direito às liberdades de expressão e imprensa, a Jovem Pan maculou sua imagem, honra, dignidade e decoro.

“Não se trata de um recorte de trechos pontuais ou frases mal colocadas, mas sim de uma narrativa inteira elaborada com a finalidade de induzir os ouvintes, telespectadores e usuários destinatários da matéria à conclusão de que a requerente é corrupta”, diz trecho da ação.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão