Vivi Reis remeterá relatório sobre caso Bruno e Dom à equipe de transição de Lula
dom-phillips-bruno-pereira-amazonia

Vivi Reis remeterá relatório sobre caso Bruno e Dom à equipe de transição de Lula

Relatora de comissão externa que acompanhou investigações sobre o crime, parlamentar do PSOL detalha em documento os resultados do desmonte promovido por Jair Bolsonaro

Tatiana Py Dutra 29 nov 2022, 15:00

A deputada Vivi Reis (PSOL-PA), relatora da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as investigações dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips, remeterá à equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seu relatório final sobre o caso. O documento será lido em plenário nesta quarta-feira (30), mas a intenção é de que seu conteúdo sirva para inspirar ações, especialmente ao grupo de trabalho dedicado às causas dos povos originários.

“Nós já temos aí cinco meses do assassinato do Bruno e do Dom, e permanece o clima de insegurança. Na prática, todo mundo sabe que existem pessoas com risco de vida, mas nada é feito”, disse a parlamentar à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Vivi antecipa que o relatório contém denúncias sobre a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do governo federal sob Jair Bolsonaro (PL), que realizou um desmonte de órgãos fiscalizadores para a exploração ilegal de recursos naturais. Isso, segundo a deputada, permitiu a expansão do tráfico de drogas na região do Vale do Javari, onde recrudesceu a perseguição a lideranças indígenas e aos poucos agentes públicos que defendem a Amazônia e seus povos..

“A ausência do Estado no Vale do Javari nos preocupa. É praticamente uma política do governo federal transformar esses territórios em terra sem lei. Os servidores que atuam na região estão em risco permanente, assim como as lideranças indígenas”, diz. “Muitos deles estão sob ameaças. Isso muito nos choca porque são pessoas que não podem nem comprar um pão na esquina, não podem circular de forma livre, fazer atividades do trabalho e do dia a dia sem ter medo de ser alvo de assassinatos”, conta.

Trabalhos

Nos últimos cinco meses, integrantes da comissão externa realizaram audiências abertas, reuniões e encontros com familiares de Bruno e Dom, além de uma diligência no Vale do Javari, local do assassinato. As atividades subsidiaram a elaboração de recomendações às autoridades, como a criação de uma CPI pela próxima legislatura da Casa, e uma notícia-crime ao Ministério Público Federal contra o presidente da Funai, Marcelo Xavier, e outros gestores do órgão.

“É importante que se aprofundem as investigações e que nós possamos honrar a memória do Bruno e Dom. A todo momento, amigos, familiares e colegas escutavam falas de criminalização de seu trabalho, e isso é um verdadeiro absurdo”, diz ainda. “Não podemos deixar que a memória deles seja desonrada.”


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão