David Miranda, presente!
160001270_276371000513820_40912996289068198_n

David Miranda, presente!

Nota do Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) sobre o falecimento do companheiro David Miranda, ex-deputado federal pelo PSOL RJ, militante LGBT e de diversas outras causas sociais

Secretariado Nacional do MES 9 maio 2023, 16:09

Nós, do Movimento Esquerda Socialista (MES), lamentamos a morte de David Miranda, que nos últimos nove meses travou uma dura batalha pela vida. Queremos nos dirigir aos amigos, familiares e camaradas de David expressando nosso pesar neste momento de luto.

Junto a David e seu companheiro Glenn Greenwald, no final de 2013, fomos parte ativa da campanha de asilo para Edward Snowden no Brasil. Nas palavras de Snowden, David foi “um homem que se prontificou a ajudar para que a verdade chegasse à opinião pública mundial”. A coragem “da cria do Jacarezinho” é o exemplo que fica para os que puderam participar desse curtos mas bonitos capítulos.

Como resultado desse trabalho comum, recebemos com muito orgulho o apoio de David Miranda e Glenn Greenwald à candidatura presidencial de Luciana Genro nas eleições presidenciais de 2014. No ano seguinte, fundamos a Casa da Juventude na Pedra do Sal. David sempre foi um entusiasta de primeira hora da juventude, vestindo a camiseta do Juntos nas lutas mais importantes que a juventude brasileira travou nos últimos anos.

David elegeu-se vereador do Rio de Janeiro em 2016, tornando-se o primeiro LGBTQIA+ a assumir o cargo na cidade. Anos depois, em 2019, chegou à Brasília como deputado federal.

No final, David decidiu ingressar no PDT enquanto nós mantivemos nossa aposta firme e consciente no PSOL. Embora por caminhos distintos, lembraremos de David Miranda como um amigo, com o qual compartilhamos lutas importantes.

Assim queremos homenagear David Miranda, recordando sua coragem e combatividade. Mesmo na sua última batalha, lutando pela vida, resistiu bravamente até onde pôde. David Miranda, presente!


TV Movimento

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!

ARGENTINA | Trabalhadores gaúchos prestando solidariedade ao povo argentino nas ruas contra Milei!

Diretamente de Buenos Aires, o presidente do Sindimetro/RS, Luis Henrique Chagas e uma delegação de sindicalistas está presente na enorme mobilização contra o governo de extrema direita de Javier Milei

VÍDEO | Cem anos depois, Lenin é atual?

Como parte dos debates sobre o centenário de Lenin, republicamos a entrevista de Breno Altman com o historiador e professor de Relações Internacionais (UFABC) Valter Pomar
Editorial
Israel Dutra | 25 fev 2024

Três bandeiras para enfrentar a extrema direita

Desde nossa localização independente, queremos agitar de forma combinada a solidariedade ao povo palestino, a prisão de Bolsonaro e a exigência de justiça por Marielle e Anderson
Três bandeiras para enfrentar a extrema direita
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 45-46
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin