Direita tira Robaina da relatoria da CPI da Educação de Porto Alegre
Sessão Ordinária

Direita tira Robaina da relatoria da CPI da Educação de Porto Alegre

Base governista na Câmara de Porto Alegre manobra para ‘melar’ a comissão que investiga possíveis casos de corrupção na Smed

Tatiana Py Dutra 29 ago 2023, 09:00

Foto: Leonardo Contursi/CMPA

A base de apoio ao prefeito Sebastião Melo (MDB) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, tanto tentou que conseguiu: a Justiça rejeitou o mandado de segurança solicitado pela presidente da CPI da Educação, Mari Pimentel (Novo), para manter Roberto Robaina (PSOL) como relator da comissão parlamentar que apura suspeitas de mau uso de dinheiro público na Secretaria Municipal de Educação (Smed). Na semana que vem, será realizada uma votação para escolher o novo titular da relatoria. Além de Robaina, outros três parlamentares se inscreveram para o cargo – todos governistas e integrantes da base da maioria da Casa.

O vereador do PSOL foi indicado como relator pela presidente da CPI, Mari Pimentel (Novo), sob protestos da situação, que alega que a escolha contraria o regimento da Casa – um argumento falacioso. Desde então, executam uma série de estratégias para atrapalhar o andamento da comissão parlamentar de inquérito e proteger a gestão do atual prefeito. Entre outras ações, houve a abertura de uma CPI paralela sobre o mesmo tema, tentativas de obstrução das sessões com bate-bocas, ofensas e ameaças.

Para o bloco de oposição, o afastamento de Robaina interessa aos governistas porque eles têm certeza de que o psolista faria uma investigação séria sobre o emprego de mais de R$ 100 milhões em materiais didáticos e livros para as escolas da rede municipal, posteriormente abandonados em depósitos da prefeitura e nas próprias escolas. Também seria investigada uma possível ligação escusa dos empresários Jailson Ferreira da Silva e Sergio Bento de Araújo com a prefeitura. Oito meses antes de iniciar os trâmites de compra de R$ 43,2 milhões em materiais didáticos, eles tiveram reuniões fora da agenda com o prefeito Sebastião Melo (MDB) e a então secretária municipal de Educação, Janaína Audino. A venda dos itens à Smed foi feita com dispensa de licitação.

Cargos em risco

Na sessão da CPI desta segunda-feira (28), a base governista ainda propôs a unificação das duas CPIs da Educação. O vereador Cláudio Janta (Solidariedade) defendeu a manutenção de Mari Pimentel na presidência, mas esse pensamento não é unanimidade entre os direitistas. Mauro Pinheiro (PL) pleiteia a suspensão do mandato de Mari por 60 dias. Segundo ele, “não é pessoal”, mas uma punição por não seguir o regimento

“Na CPI, ela se perdeu, não é nada pessoal”, disse.

Em discurso dirigido a Mari Pimentel na sessão da CPI desta segunda-feira (28), Robaina destacou que as ações da base de Melo na Câmara Municipal compõem um esforço sistemático para melar os trabalhos da comissão.

“A senhora, como presidente, para minha honra, me escolheu como relator, cumprindo o regimento da Câmara. Sei que sua escolha se deveu ao fato de que minha relatoria não seria para negociar benesses, aceitar pressões, impedir que a verdade venha à tona”, afirmou.

O vereador ainda revelou que a presidente da CPI tem em sua posse áudios que poderiam comprovar a existência de corrupção na Secretaria Municipal de Educação, e conclamou Mari Pimentel a apresentá-los.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão