Deputadas do MES-PSOL são destaque no Prêmio Congresso em Foco
1695387403319976

Deputadas do MES-PSOL são destaque no Prêmio Congresso em Foco

Sâmia Bomfim foi eleita a deputada do ano pelo voto popular e pelo júri. Fernanda Melchionna é a melhor da região Sul, segundo a opinião popular

Tatiana Py Dutra 22 set 2023, 11:00

Fotos: Arquivo Pessoal

O portal Congresso em Foco realizou na noite desta quinta-feira (21) a entrega do Prêmio Congresso em Foco 2023. A distinção é concedida pelo voto popular e por um júri especializado, formado por jornalistas, para os deputados federais e senadores que mais se destacaram no exercício do mandato. O reconhecimento foi dado nas categorias nacional e por região.

Eleita melhor deputada do Sudeste na Câmara na votação popular, Sâmia Bomfim (PSOL-SP) também foi a grande vencedora da categoria “Melhores na Câmara”. Ela foi escolhida como a melhor parlamentar da Casa tanto pelo júri especializado quanto pelo público, que lhe concedeu 68.666 votos. Em segundo lugar, ficou a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), com 64.406 votos, seguida por Guilherme Boulos (PSOL-SP), com 44.034.

A atuação destacada e combativa de Sâmia no Parlamento – em especial na CPI do MST – contribuíram no reconhecimento do público.

“Vejo esse prêmio como um recado contra a violência política de gênero. O machismo, o racismo, a transfobia são uma realidade na política brasileira, mas nunca sem resposta”, declarou a deputada, após receber seu troféu.

Do PSOL gaúcho, Fernanda Melchionna ficou em quinto lugar na categoria nacional pelo voto popular, tendo recebido 27.255 votos. Entretanto, foi eleita a melhor deputada da região Sul pelo público na internet. Maria do Rosário (PT-RS), Zeca Dirceu (PT-PR), Carol Dartora (PT-PR) e Daiana Santos (PCdoB-RS) também foram lembrados.

“Que honra, que alegria e que responsabilidade! Obrigada a todos e todas pelos votos. Seguiremos trabalhando para honrar cada um deles!!!”, comentou a parlamentar em suas redes sociais.

Democracia

Em seu discurso, o fundador do Congresso em Foco e idealizador do prêmio, Sylvio Costa, destacou que o prêmio é um convite para que a sociedade acompanhe e avalie a atividade parlamentar. 

“O prêmio é uma homenagem à democracia. Sem democracia não tem Congresso, não tem prêmio, não tem votação, não tem eleição, não tem Congresso em Foco“, disse. 

O sistema de votação foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC).


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão