Fábio Félix propões reparação de danos provocados pela política antidrogas
detentas

Fábio Félix propões reparação de danos provocados pela política antidrogas

Proposta do deputado distrital do PSOL-DF prevê inclusão social e campanhas educativas para populações afetadas

Mandato Fábio Felix 28 nov 2023, 11:45

Foto: Agência Brasil/Arquivo

Projeto de Lei do deputado Fábio Felix (PSOL-DF) estabelece políticas de reparação de danos causados às populações afetadas pela proibição da cannabis e outras drogas no Distrito Federal.

“A política de guerra às drogas traz consequências desastrosas para a sociedade como o emprego da violência excessiva pelas forças de repressão, o encarceramento em massa e outras violações de direitos humanos que impactam na maior parte as comunidades negras e periféricas. Para tentar mitigar essas distorções, pensamos esse PL para o Distrito Federal”, explicou Fábio.

Algumas diretrizes previstas na proposição prevê a inclusão social das populações afetadas pela política proibicionista, campanhas educativas de conscientização sobre o uso responsável de drogas e fomentar produção e  comercialização de cannabis para fins medicinais, gerando emprego e renda para a população.

O documento também pontua que o Poder Público deve incentivar a comercialização de produtos e serviços relacionados à cannabis medicinal dando preferência a pequenos produtores, associações ou cooperativas de cultivo que terão 50% de desconto nos tributos distritais se metade da composição social da empresa for egressos do sistema prisional, caso eles representem maioria no quadro de trabalhares, haverá isenção total do pagamento de impostos distritais.

Além disso, o Projeto institui uma Comissão de Políticas de Reparação, composta por representantes do governo e da sociedade civil, que terá o objetivo promover estudos, articular, formular, implementar, monitorar e avaliar as ações distritais que integram as Políticas de Reparação.

“A reparação é essencial para compensar as vítimas da guerra às drogas. Isso inclui fornecer apoio psicossocial, assistência jurídica, compensação financeira e programas de integração econômica ao mercado regulado de drogas. O projeto é fruto de diálogos e contribuições de renomados especialistas e militantes de organizações e com ele pretendemos começar um processo para superar décadas de uma política injusta.  A superação do paradigma proibicionista deve vir acompanhado dessas políticas que superem também as desigualdades das quais essa política se beneficiou e incentivou”, explicou o parlamentar.


TV Movimento

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!

ARGENTINA | Trabalhadores gaúchos prestando solidariedade ao povo argentino nas ruas contra Milei!

Diretamente de Buenos Aires, o presidente do Sindimetro/RS, Luis Henrique Chagas e uma delegação de sindicalistas está presente na enorme mobilização contra o governo de extrema direita de Javier Milei

VÍDEO | Cem anos depois, Lenin é atual?

Como parte dos debates sobre o centenário de Lenin, republicamos a entrevista de Breno Altman com o historiador e professor de Relações Internacionais (UFABC) Valter Pomar
Editorial
Israel Dutra | 25 fev 2024

Três bandeiras para enfrentar a extrema direita

Desde nossa localização independente, queremos agitar de forma combinada a solidariedade ao povo palestino, a prisão de Bolsonaro e a exigência de justiça por Marielle e Anderson
Três bandeiras para enfrentar a extrema direita
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 45-46
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin