Tudo normal?
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-15.23.23

Tudo normal?

O relatório do assassinato de Marielle e o que revela sobre as milícias no Brasil

Theo Louzada Lobato 25 mar 2024, 15:42

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil


As notícias da prisão dos principais suspeitos de mandantes do assassinato de Marielle e Anderson vieram, em muitos espaços da mídia, política e sociedade em geral, com duas reações conflitantes: um choque com o nível de conspiração em um alto escalão da política para garantir sua execução e uma angústia pela relidade corresponder com a expectativa – uma “normalidade” anormal da barbárie que esse assassinato representa.

Os nomes de Domingos Brazão (ex-deputado estadual e membro do Tribunal de Conta do Estado do Rio de Janeiro), Chiquinho Brazão (deputado federal até então em exercício) e Rivaldo Barbosa (ex-Chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro) demonstram não só como vinha do alto escalão da política e do Estado fluminense a elaboração de como seria a execução da Marielle, mas também como, em uma escala mais ampla, as organizações criminosas seguem intrinsecamente ligadas ao Estado e à política brasileira.

Esse controle do aparato estatal não é, porém, nenhuma novidade. O primeiro esquadrão de morte do Rio de Janeiro, que depois construiria as bases para as milícias, foi fundado também por um alto nome da segurança pública: Amaury Kruel era Chefe de Polícia do Departamento Federal de Segurança Pública (na época no Rio), quando fundou, por pressão da Associação de Comércio do Estado, a TVRAMA, um grupo “extra-oficial” de policiais sob seu controle para assassinar “criminosos” sem julgamento.

Desde então, essa confusão entre o Estado e milicianos só se expandiu. O próprio relatório do STF sobre o assassinato de Marielle comenta como só foi possível que a execução fosse cometida porque o controle, já existente, da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Estado por milicianos resultou na morte de mais de 30 pessoas ligadas a política desde 2016, com pouquíssimos casos sendo elucidados. Ou seja, a estrutura policial já, há tempos, decidia que casos ou não iriam para frente no seio da polícia civil.

A realidade é que já estamos em uma situação onde a dinâmica do funcionamento da cidade do Rio, já é, em muitos sentido, ditada pelas próprias milícias. A atividade em que estavam envolvidos os irmãos Brazão de grilagem na Zona Oeste é só mais um demonstrativo de como a expansão urbana carioca é hoje definida principalmente pelo crime: desde a concepção da regra do loteamento urbana na Câmara de Vereadores até sua implementação por empresas de fachada.

Ou seja, o contexto e significados do assassinato de Marielle precisam ser um alerta vermelho para a esquerda brasileira. A expansão da influência das organizações criminosas no Brasil pode permitir uma mudança de qualidade no Estado brasileiro – como já vimos de forma acelerada no México e Colômbia. O Rio de Janeiro é um ponto alto, mas que não é mais isolado na realidade nacional.

Ao mesmo tempo que é correto apontar que Bolsonaro foi um ponto alto desse processo e um representante legítimo dessa máfia política, não podemos resumir um problema estruturante ao que foi sua expressão mais explícita. Rivaldo Barbosa foi apontado como chefe da Polícia Civil pelo ex-ministro bolsonarista Braga Netto, mas antes já controlava o balcão de negócios da instituição como chefe da Delegacia de Homicídios. As relações do governo do PMDB (aliados então de Lula e Dilma) com as milícias são denunciadas há muitos anos como centro da política corrupta fluminense.

A postura do vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, de relativização da criminalidade dos irmãos Brazão dá o exemplo do que não podemos fazer: naturalizar o que significa o papel das milícias na política brasileira. A busca por aliados do governo em milicianos como Waguinho, de Belford Roxo, ou a até a submissão de à sua política como fez o próprio Freixo ao trabalhar subordinado à esposa do mesmo político da baixada no Ministério do Turismo, são exemplos de como parte significante da esquerda não está levando a sério essa disputa e esse debate.

Não existe possibilidade de derrota da extrema direita sem um combate político às milícias e uma ruptura com seus representantes e aparatos. Uma disputa que só se dá no terreno do discurso, mas que termina por aceitar um status quo de sua dominação que só pode levar a uma maior expansão e mudança de qualidade do próprio Estado brasileiro. Precisamos fazer o que for necessário para impedir isso e isso precisa ser desde já.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão