UFPR revoga ‘Honoris Causa’ concedidos a presidentes militares
COUN

UFPR revoga ‘Honoris Causa’ concedidos a presidentes militares

Conforme o reitor da instituição, o momento é de reafirmar o compromisso da universidade – a mais antiga do país, com 11 anos – com a democracia e com a memória

Redação da Revista Movimento 4 abr 2024, 11:00

Foto: UFPR

Em alusão aos 60 anos do golpe militar no Brasil, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu revogar os títulos de Doutores “Honoris Causa” concedidos aos presidentes da República militares durante o período da Ditadura. a determinação foi tomada em reunião realizada no último dia 1º. Receberam os títulos os presidentes Humberto de Alencar Castelo Branco, Artur Costa e Silva e Ernesto Geisel.

“Revogar os títulos de doutores Honoris causa dados aos presidentes da República da época da ditadura militar brasileira – que na época ditatorial eram chefes de estado e de governo, chefes supremos das forças armadas, articuladores e executores centrais das políticas de repressão e do terror de Estado, condutores de regimes de força que levaram adiante horrores, torturas, mortes e supressão de direitos, de liberdades e da própria democracia – parece que é medida necessária para uma instituição como a Universidade Federal do Paraná”, disse Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR, que também foi relator do processo.

O relatório de Fonseca argumenta que o momento é de reafirmar o compromisso da universidade – a mais antiga do país, com 11 anos – com a democracia e com a memória. Segundo o texto, a UFPR “não pode deixar de respeitar continuamente o passado na sua real espessura e deve a cada momento se vacinar contra as ‘artimanhas da memória’ que ainda hoje atuam para distorcer, para deturpar, para desenformar”.

“Este é o momento de reafirmar o compromisso da universidade com o presente, […] dar os nomes às coisas como elas são […] em memória de tantas pessoas (ou seus familiares), ainda no nosso convívio, que sofreram nas próprias vidas e nas próprias carnes e corpos as injustificáveis violências da ditadura” […] Precisamos hoje sermos melhores do que fomos ontem”, diz o relatório. “Este é o momento de reafirmar o compromisso de nossa universidade com o futuro […] Precisamos assegurar que as novas gerações que entram nos portões da Universidade Federal do Paraná sintam-se sempre mais e mais conectadas com os melhores valores democráticos. Precisamos ser melhores amanhã do que somos hoje, do que fomos ontem”.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores