Lula leva ao Congresso o projeto da Política Nacional de Cuidados
Proposta é um avanço no reconhecimento do trabalho de quem exerce a tarefa de cuidar de alguém
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula apresentou ao Congresso o projeto da Política Nacional de Cuidados. Como relatora do GT sobre o tema na Câmara, tenho dialogado e acompanhado de perto o trabalho coordenado pela secretária do ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Lais Abramo.
A proposta representa um avanço no debate necessário e urgente sobre a garantia do cuidado como um direito essencial a todos, bem como do reconhecimento do trabalho de quem exerce a tarefa de cuidar de alguém. Tarefas domésticas, o cuidado com as crianças, idosos e PCDs, alimentação: tudo isso está no escopo do “trabalho de cuidado”. E sabemos, quem cuida, em sua grande maioria, são as mulheres, em especial negras e periféricas.
Na próxima semana, faremos uma audiência na Comissão da Mulher para aprofundar a discussão sobre o PL com a sociedade e as deputadas, especialmente as que integram o nosso GT. A partir daí, vamos nos dedicar à articulação necessária para que seja aprovado, e batalharemos também para que avancem outros projetos que tratam do assunto.
O detalhamento da implementação será anunciado no segundo semestre, dentro do Plano Nacional de Cuidados. O objetivo é instituir o marco legal e designar quais pastas, órgãos e esferas ficarão responsáveis, bem como seu financiamento.
Esse assunto é uma urgência do Brasil e do mundo, e uma prioridade do nosso mandato. Seguimos juntas! Pelo cuidado como um direito, pelo cuidado como um trabalho! Contem comigo!