Osasco vota lei de zoneamento hoje 
Osasco_ área verde

Osasco vota lei de zoneamento hoje 

Vereadora Juliana Curvelo  e AtivOz propõem oito emendas para mitigar danos do projeto

Dani Ribeiro 26 set 2024, 16:11

Foto: Sintaemasp/Reprodução

A nova Lei de Zoneamento de Osasco, que será votada hoje (26), na Câmara Municipal, tem gerado grande controvérsia entre moradores, especialistas e ambientalistas, que denunciam os riscos ambientais e sociais que a medida pode trazer. Em resposta, a vereadora Juliana Curvelo, representante da mandata coletiva Juliana e AtivOz, apresentou oito emendas para corrigir as falhas mais alarmantes.

O projet autoriza a construção de condomínios de luxo próximos a zonas de proteção ambiental, sem exigir Estudo de Impacto Ambiental (EIA) ou consulta pública adequada.

“Essas construções, disfarçadas de ecovilas, colocam em risco áreas essenciais para a biodiversidade e o controle de enchentes”, destaca Curvelo.

Além de ignorar medidas para mitigar catástrofes climáticas, como enchentes, a lei delega às construtoras a responsabilidade de realizar estudos de impacto de vizinhança (EIV), levantando preocupações sobre conflito de interesses. A falta de transparência no processo* e a ausência de participação popular também são criticadas.

As oito emendas propostas pela AtivOz incluem aumento das áreas verdes obrigatórias nos novos empreendimentos, incentivos para ampliar vegetação, e a imposição de parâmetros ambientais mais restritivos para fusão de lotes. 

“Nosso objetivo é garantir que o crescimento urbano respeite o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, afirma Curvelo.

As emendas reforçam o compromisso da mandata com o futuro sustentável de Osasco, aliado à destinação de R$ 1,2 milhão em emendas estaduais e R$ 3 milhões em emendas federais para projetos voltados à preservação ambiental e bem-estar social.

“Não podemos ignorar os impactos da crise climática em nossa cidade. A nova lei precisa ser revista e ajustada para incluir ações efetivas de mitigação e adaptação”, conclui a vereadora.


TV Movimento

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.

Desenvolvimento Econômico e Preservação Ambiental: uma luta antineoliberal e anticapitalista

Assista à Aula 02 do curso do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento. Acompanhe nosso site para conferir a programação completa do curso: https://flcmf.org.br.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 26 set 2024

Construir a linha combativa para derrotar a extrema direita

As eleições são um momento importante para enfrentar a extrema direita e difundir as ideias socialistas
Construir a linha combativa para derrotar a extrema direita
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 53
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade