Luciana Genro se soma à luta da Federação das Apaes por recursos do Fundeb
Recurso garante que escolas ofereçam atendimento gratuito a estudantes autistas e com deficiência
Foto: Ascom Luciana Genro
A Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes) procurou os deputados estaduais diante da demora para a renovação do termo de parceria entre as Escolas da Apae RS e o governo gaúcho. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) dialogou com os representantes da entidade, que relataram que essa parceria assegura o repasse de verbas federais oriundas do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação para as 141 escolas Apaes.
Os recursos do Fundeb são provenientes de impostos estaduais e municipais, além de repasses do governo federal, e são destinados para educação em diversos âmbitos. É graças ao recebimento deste recurso que as escolas da Apae conseguem manter seu funcionamento de forma gratuita, atendendo estudantes com deficiência e autistas.
“O governo estadual precisa renovar o contrato para que possamos receber o Fundeb. Só assim poderemos continuar o atendimento a milhares de estudantes em todo o estado”, relatou Carmen Antoni, diretora fiscal da Feapaes-RS.
Ao acolher a demanda, Luciana Genro se comprometeu a cobrar do governo a respeito do assunto.
“O trabalho desempenhado pelas Apaes é fundamental para as famílias atípicas de todo o Rio Grande do Sul. Estou comprometida com essa causa e irei fazer meu papel como deputada de cobrar que seja feito o repasse dos recursos”, afirmou.