Luciana Genro se soma à luta da Federação das Apaes por recursos do Fundeb
Luciana e Fepae

Luciana Genro se soma à luta da Federação das Apaes por recursos do Fundeb

Recurso garante que escolas ofereçam atendimento gratuito a estudantes autistas e com deficiência

Mandato Luciana Genro 9 out 2024, 12:14

Foto: Ascom Luciana Genro

A Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes) procurou os deputados estaduais diante da demora para a renovação do termo de parceria entre as Escolas da Apae RS e o governo gaúcho. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) dialogou com os representantes da entidade, que relataram que essa parceria assegura o repasse de verbas federais oriundas do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação para as 141 escolas Apaes.

Os recursos do Fundeb são provenientes de impostos estaduais e municipais, além de repasses do governo federal, e são destinados para educação em diversos âmbitos. É graças ao recebimento deste recurso que as escolas da Apae conseguem manter seu funcionamento de forma gratuita, atendendo estudantes com deficiência e autistas.

“O governo estadual precisa renovar o contrato para que possamos receber o Fundeb. Só assim poderemos continuar o atendimento a milhares de estudantes em todo o estado”, relatou Carmen Antoni, diretora fiscal da Feapaes-RS.

Ao acolher a demanda, Luciana Genro se comprometeu a cobrar do governo a respeito do assunto. 

“O trabalho desempenhado pelas Apaes é fundamental para as famílias atípicas de todo o Rio Grande do Sul. Estou comprometida com essa causa e irei fazer meu papel como deputada de cobrar que seja feito o repasse dos recursos”, afirmou.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"