Liberdade para Mahmoud Khalil!
250310-mahmoud-khalil-columbia-mn-0925-da7aed

Liberdade para Mahmoud Khalil!

Líder dos protestos estudantis nos EUA contra o genocídio em Gaza foi preso e está ameaçado de deportação pelo governo Trump

Bruno Magalhães 12 mar 2025, 11:42

Foto: Mahmoud Khalil durante o acampamento estudantil pró-Palestina na Universidade de Columbia. (Reprodução)

A recente prisão do estudante da Universidade de Columbia, Mahmoud Khalil, pela agência de imigração dos EUA é o mais recente e um dos mais graves ataques democráticos realizados pelo novo governo Trump. Khalil foi um dos estudantes mais ativos e o principal negociador do acampamento estudantil ocorrido sua universidade contra o genocídio palestino, sendo uma das principais figuras do movimento que se espalhou pelos campi dos EUA e de outros países.

Imigrante sírio com status legal de permanência nos EUA, Khalil é casado com uma americana grávida de 8 meses e teve seu visto de estudante revogado pelo governo Trump sem ter sido acusado de nenhum crime. Acusado de antissemitismo por defender o povo palestino, foi preso em sua casa em Nova York na frente da esposa e enviado a um centro de detenção de imigrantes na Louisiana, a milhares de quilômetros de casa. No momento, sua deportação está suspensa pela justiça para análise do caso.

Segundo Trump, “esta é a primeira prisão de muitas que virão” contra ativistas políticos no país e Marco Rubio, secretário de Estado do governo norte-americano, declarou que “revogaremos os vistos e/ou cartões de residência dos apoiadores do Hamas nos Estados Unidos para que possam ser deportados”. O cancelamento do visto de Khalil, sua prisão e possível deportação são fundamentados por seu suposto “antissemitismo” e apoio à “grupos terroristas”, numa ação sem precedentes que o transformam de fato em um preso político.

A rede de solidariedade a Khalil cresce cada vez mais. Na última segunda-feira (10/03), uma manifestação tomou as ruas de Manhattan denunciando o sequestro de Khalil pelas forças do governo e a perseguição aos estudantes imigrantes que atuaram nos acampamentos pró-Palestina. A indignação se espalhou também por outras universidades dos EUA, com inúmeras declarações da comunidade acadêmica denunciando a ação ditatorial. No estado de Nova York, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez e mais quase trinta parlamentares já se declararam pela imediata soltura de Khalil.

Essa ação representa mais um passo na escalada autoritária do líder mundial da extrema direita. Apoiado pelo lobby sionista que estimula perseguições políticas a todos aqueles que denunciam o sistemático genocídio do povo palestino, Trump aprofunda seu plano declarado de mudança do regime político estadounidense, atacando a oposição e criminalizando a ação política. Na tentativa de disseminar o medo e impedir novas ações de resistência, Trump aposta tudo no aumento à repressão e mira especialmente nas comunidades imigrantes como alvos de suas agressões xenófobas.

É o momento de total solidariedade à Khalil e a todos os ativistas e imigrantes perseguidos por Trump! A juventude norte-americana já demonstrou sua força na luta contra a extrema direita racista no grande levante popular do Black Lives Matter, que foi central na derrota eleitoral do próprio Trump em 2020. A luta em defesa de Khalil é parte central da luta contra a extrema direita ao redor de todo o mundo e devemos levantá-la também desde o Brasil.

Liberdade para Mahmoud Khalil! Palestina Livre do Rio ao Mar!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores