PSOL pressiona por urgência na aprovação da Lei Vini Jr. contra o racismo nos estádios
Luighi

PSOL pressiona por urgência na aprovação da Lei Vini Jr. contra o racismo nos estádios

Após novo caso de injúria racial no futebol, deputada Sâmia Bomfim defende a nacionalização do programa que prevê interrupção de jogos e medidas educativas contra discriminação

Tatiana Py Dutra 7 mar 2025, 14:41

Foto: Reprodução

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), coautora do projeto de lei do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) que propõe a nacionalização do Programa Vini Jr. de Combate ao Racismo nos estádios e arenas esportivas de todo o país, afirmou que os parlamentares do PSOL vão atuar para que a tramitação  do PL ocorra do em regime de urgência, indo diretamente ao plenário da Câmara.

A medida é resposta a mais um caso de racismo contra atletas brasileiro. Durante a partida da Libertadores Sub-20 entre Palmeiras e Cerro Porteño, no Paraguai, torcedores fizeram imitações de macaco para ofender o meio-campista Figueiredo e chegaram a cuspir no atacante Luighi. O rapaz, de 18 anos, pediu ajuda da arbitragem, mas o juiz não fez nada.

Luighi foi substituído logo depois. No banco de reservas, precisou ser amparado pelos colegas e terminou a partida chorando. No pós-jogo, ao ser questionado por jornalistas sobre seu desempenho na partida, o jovem fez um desabafo corajoso e indignado, que viralizou nas redes.

“Vocês não vão me perguntar sobre o ato de racismo que ocorreu hoje comigo? (…) A Conmebol vai fazer o que sobre isso? Ou a CBF, sei lá. Você não ia perguntar sobre isso né? Não ia. É um crime o que ocorreu hoje.”

A lei

O Programa Vini Jr. de Combate ao Racismo determina a interrupção imediata do evento esportivo diante de qualquer manifestação racista denunciada ou reconhecida, além da capacitação obrigatória de atletas, árbitros, técnicos e prestadores de serviço para identificar e enfrentar casos de racismo. O projeto também estabelece campanhas educativas nos intervalos das partidas, entre outras medidas.

A iniciativa tem como base uma legislação já vigente no estado do Rio de Janeiro, proposta e aprovada pelo deputado estadual Professor Josemar (PSOL) em 2023. Inspirados nesse exemplo, parlamentares do partido decidiram expandir a medida para o âmbito nacional.

“Fico muito feliz que a lei esteja sendo nacionalizada. Isso dá um sentido geral ao nosso projeto. O racismo é uma chaga na história do nosso país e precisa ser combatido em todo o território nacional”, afirmou Josemar.

“Muitas vezes, as confederações e os próprios clubes fazem vistas grossas para episódios criminosos como este. Precisamos de leis que garantam medidas efetivas de combate ao racismo. Nosso projeto busca amparar vítimas, responsabilizar agressores e conscientizar toda a sociedade. Isso é fundamental para que o esporte cumpra seu papel na construção de um país mais justo”, declara Sâmia.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores