Junto com a bancada do PSOL, Sâmia Bomfim exige explicações sobre demissões na Embraer

Em junho, Embraer assinou contrato milionário com o BNDES; Bancada pede que presidente do Banco esclareça a situação no Plenário.

Equipe Sâmia Bomfim 16 set 2020, 14:16

A deputada Sâmia Bomfim e a bancada do PSOL fizeram um requerimento para solicitar a presença do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, no Plenário da Câmara dos Deputados. O intuito é que Montezano explique as denúncias sobre as demissões na Embraer.

No início de setembro, foi anunciado na imprensa que a Embraer iria demitir 2,5 mil trabalhadores e há denúncias de que a companhia demitirá mais 900 trabalhadores, além de outras 1,6 mil demissões via plano de demissão voluntária.

O que causa estranheza é o fato de a Embraer ter assinado, em junho de 2020, um contrato de financiamento com o BNDES no valor de US$ 300 milhões, além de financiar US$ 315 milhões por meio de um consórcio de bancos privados e públicos, incluindo o Banco do Brasil.

“Não é razoável que uma empresa que recebe dinheiro público por meio de financiamentos faça uma demissão em massa de trabalhadores. É preciso investigar o que está acontecendo e por isso solicitamos o comparecimento do presidente do BNDES”, diz Sâmia.

Outro fator grave, segundo denúncias dos trabalhadores, é que essas demissões foram realizadas sem nenhum tipo de acordo com sindicado. Isso fere um acordo firmado para preservar os empregos dos trabalhadores durante o período de pandemia.

“Não é justo que os trabalhadores da Embraer sejam prejudicados dessa forma, justamente em meio ao colapso social e econômico que estamos passando”, conclui a deputada.

Artigo originalmente publicado no site da deputada.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão