Nosso apoio a mobilização da GERDAU

Nosso apoio a mobilização da GERDAU

Em Charqueadas (RS), o Sindicato dos Metalúrgicos trava uma luta contra os ataques da Gerdau, que quer alterar as escalas de trabalho e os salários dos trabalhadores. O PSOL está ombro a ombro nessa luta dos trabalhadores metalúrgicos.

15 set 2021, 13:19

O Sindicato dos Metalúrgicos de Charqueadas está na luta contra os ataques da Gerdau aos direitos dos trabalhadores. Defende a manutenção da escala de trabalho e dos salários, cujos valores a empresa quer reduzir em até 30% implantando escala fixa.
Luis Carvalho, o Luisão, presidente do sindicato, e mais oito dirigentes estão acampados dentro da empresa exigindo negociação real.

A CUT já havia negociado a escala da GERDAU em Sapucaia, município da Região Metropolitana de Porto Alegre. Isso dificulta a luta em Charqueadas, na chamada Região Carbonífera do Rio Grande do Sul, mas não a torna inviável se os trabalhadores ganharem mais apoio.

Por isso, na manhã desta quarta-feira (15), a luta dos metalúrgicos ganhou reforço. O dirigente estadual do PSOL Etevaldo Teixeira esteve na Gerdau ao lado do presidente do Sindicato dos Metroviários (SindimetroRS), Luis Chagas, e da secretaria geral do SindimetroRS, Ayllu Acosta, para apoiar a mobilização dos metalúrgicos. Também compareceram Priscila Vaz, presidente do diretório municipal do PSOL em Charqueadas e ex-funcionária da Gerdau, e Nina, militante histórica e ex-liderança do MST.
O PSOL se colocou à disposição dessa luta e de todas as ações que a levem à vitória.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 07 maio 2025

Crise do INSS: ressarcir imediatamente os aposentados e punir os responsáveis

Combate amplo contra a corrupção não pode ser justificativa para mais austeridade fiscal
Crise do INSS: ressarcir imediatamente os aposentados e punir os responsáveis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"