Com Lenine ou com o império?

Na retórica preparatória da invasão da Ucrânia, Putin utilizou um argumento que deve fazer pensar quem, à esquerda, continua a apoiar a escalada belicista.

Alberto Matos 27 fev 2022, 19:33

Via Esquerda.Net

Numa revisitação da História, afirmou que “a Ucrânia independente é uma criação de Lenine e dos seus camaradas”, responsáveis pelo desmembramento do império russo.“

Na verdade, a Ucrânia deveria chamar-se Ucrânia de Lenin, o seu autor e arquiteto. Vinda de quem vem, a acusação soa a elogio. Mas convoquemos a História para destrinçar quem é quem.

O desmembramento do império russo foi consequência da sua participação na I Guerra Mundial. Os bolcheviques fizeram parte da minoria que manteve uma oposição internacionalista à guerra imperialista, a par de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht na Alemanha, de James Connolly, herói da luta de libertação da Irlanda e outras honrosas exceções.

Lenine e os internacionalistas permaneceram fiéis ao Manifesto de Basileia de 1912, que exortava os operários de todos os países a travar uma luta decidida pela paz, “contrapondo ao imperialismo capitalista a força da solidariedade internacional do proletariado”. E o primeiro dever internacionalista é a luta contra o “seu” próprio imperialismo: “a transformação da atual guerra imperialista em guerra civil é a única palavra de ordem proletária justa nas condições da guerra imperialista entre os países burgueses altamente desenvolvidos”.

Em “A guerra e a social-democracia russa” (Setembro de 1914) Lenine denunciava: “O objetivo da burguesia inglesa e francesa é conquistar as colónias alemãs e arruinar a nação concorrente, que se distingue por um desenvolvimento económico mais rápido. E para este nobre fim as nações “avançadas”, “democráticas”, ajudam o selvagem czarismo a sufocar ainda mais a Polónia, a Ucrânia e a esmagar a revolução na Rússia”.

Com o triunfo da revolução de Outubro de 1917 não foi só por necessidade, mas por convicção, que o poder soviético reconheceu a independência da Finlândia, da Polónia, da Ucrânia e de outras nações agrilhoadas na “prisão dos povos” do defunto império czaristas. Lenine defendeu as independências como um passo indispensável para a emancipação do proletariado desses países face às burguesias que tendiam a liderar a causa nacional, numa polémica notável com outra “águia” do marxismo, Rosa Luxemburgo.

Após o fim da guerra civil contra os “brancos” e da invasão por vários países imperialistas, em 1922, as repúblicas socialistas soviéticas da Rússia, da Ucrânia, da Bielorrússia e da Transcaucásia constituíram a URSS que deu origem a 15 repúblicas independentes em 1991. Foi uma história atribulada: são conhecidos os alertas de Lenine contra o “espírito grão russo” e a brutalidade centralista no tratamento de outras nacionalidades, como a Geórgia.

O estalinismo e o sistema de partido único espezinharam um relacionamento democrático e igualitário entre os povos, mesmo depois da prova de fogo conjunta e da vitória heróica contra a invasão nazi. A política de russificação das diversas repúblicas, prosseguida até aos últimos dias da URSS, é responsável pela criação de maiorias regionais pró-russas como as das “repúblicas populares de Donetsk e Lugansk”, hoje pretexto para a invasão da Ucrânia – um paralelo sinistro com a “questão sudeta”, invocada por Hitler para anexar a Checoslováquia.

Significativamente, é Lenine e não Estaline o alvo das críticas de Putin, ex-KGB e aspirante a “czar de todas as Rússias” que não se coibiu de ameaçar os ucranianos: “Querem ser descomunizados? Estamos dispostos a demonstrar-lhes o que significa realmente descomunizar a Ucrânia”. Aí está a demonstração prática, em menos de 48 horas.

No campeonato da “descomunização”, o mais absurdo é a posição do PCP (Partido Comunista Português) que não consegue ter uma palavra para condenar a invasão da Ucrânia. Há a OTAN, certo, devia ter sido dissolvida pelo menos desde a extinção do Pacto de Varsóvia – aliás nunca devia ter existido, teve o regime fascista de Salazar como um dos fundadores… A OTAN não evitou a tragédia que se abate sobre o povo ucraniano. A OTAN é o melhor pretexto de Putin, tal como Putin é o pretexto da OTAN. Cada vez tenho mais orgulho por defender há décadas “NEM OTAN, NEM PACTO DE VARSÓVIA”.

Qualquer confusão entre o regime oligárquico russo e uns resquícios de socialismo ficou desfeita pelas palavras de Putin – um pide é sempre um pide*… – e pela ação militar para “descomunizar” a Ucrânia. A esperança hoje mora na resistência civil ucraniana e nos internacionalistas russos que ousam manifestar-se contra a guerra, em plena Praça Pushkin.

Como é, camaradas: ficamos com Lenine ou com o império?

* Referencia do autor à PIDE, polícia política do regime salazarista português.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão