Músicos da Sinfônica de Porto Alegre fazem protesto em forma de concerto
OSPa

Músicos da Sinfônica de Porto Alegre fazem protesto em forma de concerto

Artistas reivindicam ao governo Eduardo Leite reajuste de verba indenizatória para manutenção de instrumentos

Mandato Luciana Genro 19 maio 2023, 11:00

Foto: Ascom Luciana Genro

Os músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) seguem na luta para que seja reajustada a verba indenizatória para manutenção dos instrumentos. Eles estão há mais de dez anos sem nenhum aumento nesse valor, o que significa que têm precisado tirar dinheiro dos próprios bolsos ao precisarem consertar ou repor peças dos instrumentos. Para pedir que o governo do estado dê atenção à pauta, a Associação de Funcionários da OSPA (AFFOSPA) organizou uma mobilização em forma de concerto em frente ao Palácio Piratini, na quarta-feira (17).

Os músicos levaram seus instrumentos e tocaram diversas melodias, incluindo o Hino Nacional, para chamar atenção da população e do governo. A deputada Luciana Genro (PSOL), que vem acompanhando a pauta e cobrando do governo após ser procurada pela AFFOSPA, esteve presente na mobilização. Após a pressão, representantes da associação conseguiram ser recebidos pela Casa Civil, que relatou estar aguardando o momento político oportuno para enviar à Assembleia Legislativa um projeto de reajuste.

Em 2022, o governo chegou a protocolar o Projeto de Lei n.º 262/2022, que tratava justamente do reajuste da parcela, mas que acabou arquivado. Luciana Genro já enviou ofício ao governo do estado pedindo que a proposta seja desarquivada ou que seja enviado texto semelhante à Assembleia Legislativa na nova legislatura.

Além da verba indenizatória, os salários dos músicos da OSPA também estão defasados em comparação com os das demais orquestras do país. O salário de entrada representa cerca de 1/3 do que recebem os músicos da Orquestra Sinfônica de São Paulo, por exemplo.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi