Deputados gaúchos sacrificam servidores para reestruturar IPE Saúde
IPE

Deputados gaúchos sacrificam servidores para reestruturar IPE Saúde

Parlamentares ainda tentaram criminalizar mobilização contra aumento nos descontos

Tatiana Py Dutra 22 jun 2023, 12:00

Foto: Carolina Greiwe/Ascom IPE Saúde

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na terça-feira (20), o projeto de reestruturação financeira do IPE Saúde, o instituto de previdência do Estado. Por 36 votos contra 16, os deputados avalizaram o aumento na contribuição dos servidores estaduais de 3,1% para 3,6% – podendo chegar até 12% do salário bruto dos servidores, com escalonamento por idade e cobrança dos dependentes.

O PSOL se posicionou de forma contrária ao projeto enviado à Casa, defendendo reposição salarial para os servidores, que organizaram um grande protesto em frente ao Palácio Farroupilha, na tentativa de adiar a votação, sem sucesso.

“Os servidores queriam dialogar, queriam mais tempo. Além das dívidas que os poderes têm com o IPE, nós sabemos que é a falta de reposição salarial dos servidores que levou à crise do IPE. Os mais de 50% de inflação que tivemos nos últimos sete anos, se a metade disso tivesse sido repassado para o funcionalismo, não teria déficit”, afirmou a deputada estadual Luciana Genro, líder da bancada do PSOL na Assembleia, que apoiou o ato.

Mesmo com o caráter democrático da manifestação, deputados da extrema direita tentaram criminalizar a mobilização dos servidores, chegando a propor a instalação de uma CPI.

“Essa tentativa de criminalização é mais do que ridícula. É um insulto contra a mobilização dos servidores, que lutaram legitimamente por seus direitos. Inclusive, eu gostaria que a manifestação tivesse sido até maior, porque é realmente indecente o que está acontecendo aqui hoje, em que o Parlamento vira as costas para o diálogo”, avaliou a deputada. 

A aprovação da proposta, onerosa para o funcionalismo, há quase oito anos sem reajuste, garantirá uma arrecadação extra de R$ 720 milhões anuais ao IPE, que tem um milhão de segurados.

*Com informações da Ascom Luciana Genro


TV Movimento

Palestina livre: A luta dos jovens nos EUA contra o sionismo e o genocídio

A mobilização dos estudantes nos Estados Unidos, com os acampamentos pró-Palestina em dezenas de universidades expôs ao mundo a força da luta contra o sionismo em seu principal apoiador a nível internacional. Para refletir sobre esse movimento, o Espaço Antifascista e a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco realizam uma live na terça-feira, dia 14 de maio, a partir das 19h

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 49
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”