Luciana Genro participa de reunião sobre auxílio às vítimas da enchente no RS
Assembleia Legislativa vai destinar R$ 20 milhões ao Executivo para ajuda humanitária e reconstrução de cidades afetadas por ciclone
Foto: Ascom Luciana Genro
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nesta semana causaram graves enchentes em mais de 70 cidades, mataram mais de 40 pessoas e deixaram mais de 6 mil desabrigados. Face a tragédia, o governador Eduardo Leite (MDB) suspendeu o desfile de 7 de Setembro e decretou Estado de Calamidade Pública.
No fim da tarde de quarta-feira (6), o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), convocou uma reunião com o Governo do Estado e a Defesa Civil para discutir a situação. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi uma das lideranças presentes no encontro, no qual representantes do governo e da Defesa Civil detalharam a situação dos municípios mais afetados, dando informações sobre buscas a desaparecidos e levantamentos de prejuízos materiais, que ainda estão em andamento. A parlamentar destacou a importância de destinar ajuda humanitária às vítimas.
“Agora, o essencial é amparar as pessoas que perderam tudo e estão necessitando de doações de alimentos, roupas e até mesmo água. É uma situação muito triste e precisamos nos unir para oferecer toda a assistência possível”, destacou.
Ao fim da reunião, Zanchin e a Mesa Diretora da Assembleia referendaram um repasse de R$ 20 milhões do orçamento do Poder Legislativo ao Poder Executivo para ser utilizado na ajuda humanitária e na reconstrução dos municípios afetados pelo ciclone. O projeto terá tramitação emergencial e será votado pelo plenário na próxima terça-feira (12).