PSOL gaúcho propõe PEC da Resiliência Climática
Luciana Genro2

PSOL gaúcho propõe PEC da Resiliência Climática

Projeto de emenda à Constituição prevê percentual mínimo de investimentos em prevenção de desastres

Mandato Luciana Genro 26 jun 2024, 11:37

Foto: Lucas Kloss/ALRS

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) começou a colher assinaturas para uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tem como objetivo estabelecer um percentual mínimo de investimentos anuais na prevenção de danos causados por desastres ambientais e mudanças climáticas.

Em menos de um ano, o Rio Grande do Sul enfrentou três eventos climáticos extremos: em setembro de 2023, com os piores danos registrados no Vale do Taquari; em novembro de 2023, com abrangência maior, atingindo os Vales do Taquari, Sinos e Caí, Região Central e Metropolitana; e em abril e maio de 2024, naquela que é considerada a maior catástrofe climática já registrada no Estado, tendo assolado severamente a quase totalidade do território gaúcho.

Nesta última, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, são 178 vítimas fatais confirmadas, 34 desaparecidos e 806 feridos, tendo o evento atingido diretamente 96% dos municípios.

“O estabelecimento de um mínimo constitucional é um caminho para mitigar os efeitos de novas catástrofes. Faltou muito investimento por parte do poder público na prevenção de desastres, o que certamente agravou essa tragédia”, pontuou Luciana Genro. 

A medida visa criar uma política de Estado, a fim de criar um novo paradigma capaz de lidar com a emergência climática não somente de forma reativa.

O percentual proposto, de 1%, seria vinculado à receita corrente líquida do Estado, adotando-se o resultado fiscal de 2023, que significaria pouco menos de R$ 600 milhões. Um valor baixo perto do que se gasta quando não se investe em prevenção, apenas em reação após o desastre já ter ocorrido. Por exemplo, estima-se que o custo da reconstrução total do Estado pode alcançar R$ 200 bilhões. Logo, é evidente que é significativamente menos custoso direcionar a atenção à prevenção do que à recomposição dos danos.

São necessárias 19 assinaturas para que a PEC seja votada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul..


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi