Protesto pró-Paestina reúne mais de 15 mil em Chicago
Ato marcou abertura da Convenção Nacional do Partido Democrata
Foto: @mandophotos
Pelo menos 15 mil pessoas marcharam no Union Park, em Chicago, carregando bandeiras palestinas e kufiyas (lenços palestinos) nesta segunda-feira (19). A manifestação, integrada por organizações antisionistas e a favor da causa, ocorreu no âmbito da abertura da Convenção Nacional Democrata.
A intenção é fazer com que o partido se manifeste contra o apoio dos Estados Unidos à ofensiva militar do exército de ocupação de Israel contra a Faixa de Gaza. O conflito, iniciado em 7 de outubro de 2023, já matou mais de 40,1 mil civis. Os ativistas fizeram intervenções durante o protesto..
“A coligação Marcha Sobre a Convenção Nacional Democrata Luta pelos direitos e pela libertação dos povos oprimidos e contra a exploração dos trabalhadores. Desde 19 de agosto de 2024, marchamos para dar visibilidade às reivindicações populares perante a liderança do Partido Democrata”, diz uma mensagem do movimento nas redes sociais.
Em sua manifestação, o porta-voz da coligação, Hatem Abudayyeh, sublinhou que o movimento não vê diferença entre Kamala Harris e Joe Biden e que considera que “o Partido Democrata é uma ferramenta de bilionários e de grandes empresas”. Contudo, o entendimento é que “não existe mal menor quando o mal menor ajuda a cometer genocídio”.
Com informações da Telesur