Comissão da ALRS aprova PL que prevê prazo para implementação da Lei Kiss
Boate_Kiss

Comissão da ALRS aprova PL que prevê prazo para implementação da Lei Kiss

Proposta da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) visa impedir que governadores sigam adiando a vigência da lei aprovada há 11 anos

Mandato Luciana Genro 2 dez 2024, 09:56

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foi aprovado na Comissão de Segurança e Serviços Públicos o Projeto de Lei Complementar 317/2021, que estabelece um prazo legal para a implementação completa da Lei Kiss. A proposição, de autoria da deputada Luciana Genro (PSOL), busca impedir que governadores sigam adiando por decreto a vigência total da lei aprovada ainda em 2013.

Após a tragédia que atingiu Santa Maria e vitimou 242 jovens em 2013, a Assembleia Legislativa aprovou regras mais rígidas para os PPCIs (planos de prevenção contra incêndios) nos prédios. A legislação deveria entrar em vigor em 2018, mas até agora isso não aconteceu, devido a uma mudança que permitiu que novos adiamentos fossem feitos com base em decretos.

“O meu projeto tem como objetivo retirar do governador o poder de seguir adiando a eficácia da Lei Kiss via decreto, determinando a volta de um prazo legal para isso, pois é uma lei essencial que precisa ser aplicada o quanto antes”, explicou Luciana Genro. O projeto agora está apto para ir à votação no Plenário.

Luciana Genro propôs o PLC após ter coordenado os trabalhos de uma Comissão de Representação Externa que acompanhou as investigações sobre o incêndio na Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS), em 2021. Uma das conclusões da deputada, apresentada em relatório, é que o prédio da SSP ainda estava sem PPCI pronto, porque o prazo para isso de fato havia sido esticado por decreto do governo.

A relatora na Comissão de Constituição e Justiça, deputada Delegada Nadine, propôs uma emenda estabelecendo o prazo de até 2029 para que a Lei Kiss entre totalmente em vigor, a qual foi aceita pela proponente. Na Comissão de Segurança, a proposta foi aprovada por unanimidade.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 27 nov 2024

A conjuntura se move… prisão para Bolsonaro e duas outras tarefas

Diversas lutas se combinam no momento: pela prisão de Bolsonaro, pelo fim da a escala 6x1 e contra o ajuste fiscal
A conjuntura se move… prisão para Bolsonaro e duas outras tarefas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi