Aprovado relatório de Luciana Genro que defende a regulamentação por lei de câmeras corportais
Câmeras corporais

Aprovado relatório de Luciana Genro que defende a regulamentação por lei de câmeras corportais

Projeto de lei visa tornar o uso dos equipamentos uma política de Estado, evitando que futuros governos possam descontinuá-la ou modificar sua finalidade

Mandato Luciana Genro 25 fev 2025, 08:53

Foto: Brigada Militar/Divulgação

A Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou por unanimidade o relatório apresentado pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL), relatora da Subcomissão que acompanhou a instalação das câmeras corporais no estado.

O documento traz 50 recomendações direcionadas a diversos órgãos e aponta a necessidade de um convênio entre os poderes para garantir maior transparência e fluidez no processo de implementação e gestão das câmeras corporais.

“É importante que tenhamos um comitê permanente e que todos os poderes participem do controle e do planejamento dessa política. A ideia é fazer isso a partir da Assembleia, por isso sugerimos que seja feito um esforço conjunto, e a aprovação de uma lei tem um papel fundamental”, explicou Luciana Genro.

A deputada é autora do projeto de lei 85/2023, conhecido como Lei Gustavo Amaral e Gabriel Marques, que visa tornar o uso das câmeras nas fardas uma política de Estado, evitando que futuros governos possam descontinuá-la ou modificar sua finalidade.

“As câmeras são uma ferramenta fundamental para proteger tanto os bons policiais, que têm sua conduta resguardada, quanto a população, que pode ter um instrumento de defesa contra abusos. Essa é uma medida que fortalece a transparência e a confiança na segurança pública”, destacou a deputada.

A Subcomissão foi responsável por acompanhar a fase inicial da implantação das câmeras pelo governo estadual, realizando visitas técnicas e reuniões para estudar experiências em outros estados, como São Paulo, Santa Catarina e Bahia. Instituições como a OAB, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e a Defensoria Pública também participaram dos trabalhos que foram coordenados por Conrado Klöckner.

O custo dessa política é relativamente baixo diante dos benefícios comprovados pela literatura científica. Com a aprovação unânime do relatório na Comissão, Luciana Genro agora busca um encontro com o governador para apresentar os resultados e debater a elaboração de um novo projeto de lei que consolide a política de câmeras corporais como uma iniciativa permanente no Estado.


TV Movimento

Revista Retomada estreia com debate sobre fascismo

Em entrevista para a TVT, Vladimir Safatle fala sobre a nova revista Retomada, publicada em iniciativa conjunta do MES-PSOL, intelectuais e artistas da esquerda socialista

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre
Editorial
Israel Dutra | 09 set 2026

Sinal amarelo – retomar a iniciativa contra a manobra no STF

O golpismo e Trump vão jogar pesado para evitar a vitória de Lula. O lado de cá, das trabalhadoras e trabalhadores, precisa responder à altura
Sinal amarelo – retomar a iniciativa contra a manobra no STF
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a Revista Retomada!
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas

Autores