Fábio Felix aciona MPC contra compra do Banco Master pelo BRB
FFelix

Fábio Felix aciona MPC contra compra do Banco Master pelo BRB

A compra desperta preocupações acerca de provável prejuízo ao erário do DF

Mandato Fábio Felix 5 abr 2025, 08:01

Foto: Alê Bastos/Ascom Fábio Felix

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF) pediu, nesta segunda-feira, dia 21, que o Ministério Público de Contas apure possíveis irregularidades no processo de aquisição do Banco Master pelo Banco Regional de Brasília (BRB). A compra, anunciada na última semana, desperta preocupações acerca de provável prejuízo ao erário do DF, bem como dos interesses políticos e pessoais por trás da operação.

Estimada em R$ 2 bilhões, a aquisição do Banco Master, que depende da autorização do Banco Central, surpreendeu agentes do mercado financeiro e foi vista como uma “salvação” com recursos públicos, de possíveis dificuldades de liquidez do Banco.

Trecho da representação protocolada pelo distrital destaca que “ao transferir essa responsabilidade para um banco estatal, eventual impacto negativo recairá sobre os cofres públicos do DF, o que caracteriza favorecimento indevido para um agente privado com histórico de práticas questionáveis”.

A aquisição também pode trazer prejuízos ao patrimônio público do Distrito Federal, que é o acionista controlador do BRB. Caso a operação envolva ativos de baixa liquidez ou de recuperação duvidosa, o banco pode sofrer perdas expressivas, reduzindo dividendos repassados ao governo do DF.

Para Fábio Felix, a compra do Banco Master é injustificável e ameaça o patrimônio do DF.

“O governo Ibaneis deve explicações à sociedade sobre uma compra que nada traz de relevante para a população do Distrito Federal, ao contrário, pode colocar em risco o patrimônio público. Qual o sentido de adquirir um banco conhecido por transações atípicas e que enfrenta dificuldades financeiras? São muitos os questionamentos para os quais esperamos que o MPC encontre respostas”, questiona o parlamentar.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores