Apelo internacional convoca frente antifascista e anti-imperialista
antifascista

Apelo internacional convoca frente antifascista e anti-imperialista

Mais de 230 personalidades de 50 países lançam manifesto contra o avanço da extrema direita e anunciam conferência internacional em Porto Alegre, em março de 2026

Redação da Revista Movimento 21 jan 2026, 11:31

Via Antifas

Foto: Reprodução

Por iniciativa do CADTM internacional, mais de 230 personalidades de 50 países de todos os continentes assinaram um apelo internacional para reforçar a ação antifascista e anti-imperialista. Este apelo alerta para o avanço mundial da extrema direita, das forças neofascistas e das agressões imperialistas.

Entre os signatários encontram-se parlamentares, universitários, ativistas, sindicalistas, intelectuais, militantes feministas, ecologistas, antirracistas, anticapitalistas e internacionalistas, bem como escritores, incluindo o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2022. O manifesto denuncia o ataque generalizado aos direitos sociais, às liberdades públicas, aos serviços públicos e ao meio ambiente, bem como a instrumentalização do racismo, do sexismo e da xenofobia.

Ele destaca a ligação entre a ascensão da extrema direita e a intensificação das agressões imperialistas e coloniais, independentemente de sua origem, com o objetivo de apropriar-se dos recursos naturais e dominar os povos. Segundo os signatários, a pluralidade das forças engajadas contra a extrema direita, o fascismo e o imperialismo, longe de ser um obstáculo, torna necessária a construção de uma coordenação comum à altura das ameaças cada vez mais graves.

Os signatários apelam a uma resposta internacionalista unitária e anunciam a organização de uma Conferência internacional antifascista e anti-imperialista em Porto Alegre (Brasil), de 26 a 29 de março de 2026. Lembramos que Porto Alegre foi, há 25 anos, o berço do Fórum Social Mundial.

Entre os signatários figuram :

• Responsáveis de meios de comunicação: Jacobin e Catalyst (inglês); Blast (francês); Jacobinlat, Viento Sur e Sin Permiso (espanhol).

• Escritores e intelectuais: Annie Ernaux, Prêmio Nobel de Literatura 2022; Paco Ignacio Taibo II, romancista e biógrafo, diretor do Fondo de Cultura Económica; Nancy Fraser, Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya, coautoras do Manifesto Feminista para os 99%; Frei Betto, do Brasil.

• Responsáveis políticos: Zarah Sultana e Jeremy Corbyn, cofundadores do novo partido Your Party no Reino Unido; Jean Luc Mélenchon e Manon Aubry (La France insoumise); Olivier Besancenot e Christine Poupin (Nouveau Parti anticapitaliste); Raymonde Poncet Monge, senadora ecologista na França; Yanis Varoufakis (DIEM25) e Zoé Konstantopoúlou (Rumo a Liberdade) na Grécia; Irene Montero (eurodeputada, ex-ministra, Podemos); Ada Colau (ex-prefeita de Barcelona); parlamentares do EH Bildu (País Basco), Ana Miranda (Bloco Nacionalista Galego), Vicent Marzà i Ibáñez (País Valenciano), Estrella Galán (SUMAR), bem como parlamentares dinamarqueses e suíços.

Também são signatários dois eurodeputados italianos vítimas da repressão de governos de extrema direita: Ilaria Salis, militante antifascista, injustamente presa durante quinze meses em Budapeste pelo regime de Viktor Orbán até sua eleição para o Parlamento Europeu em junho de 2024; e Domenico Lucano, prefeito de Riace (Calábria), perseguido durante anos por sua política humanista de acolhimento de migrantes e refugiados, condenado injustamente a treze anos de prisão antes de ser absolvido após ter travado uma longa batalha jurídica e à solidariedade do movimento antirracista e antifascista.

• Da América Latina: parlamentares do PT, do PSOL e do PCdoB (Brasil), que conseguiram construir uma unidade eleitoral para impedir a reeleição de Jair Bolsonaro em 2022; representantes dos partidos comunistas do Chile, Uruguai, Argentina e Cuba; do MAS (Bolívia); do Morena e do PT (México), bem como de muitas outras organizações de esquerda latino-americanas.

• De outras regiões do mundo: membros do Democratic Socialists of America (DSA), bem como representantes de partidos e movimentos de esquerda da Ásia, do Pacífico, da região árabe e da África Subsaariana.

• Militantes da solidariedade internacional com os povos palestino, curdo, saaraui, venezuelano, ucraniano, iraniano, sírio, haitiano, congolês, entre outros. Vários signatários participaram das frotas para Gaza organizadas para exigir o fim do genocídio em curso contra o povo palestino.

• Ativistas dos movimentos feministas, LGBTQI+, antifascistas, antirracistas, ecossocialistas, descoloniais, de solidariedade Norte-Sul e anticapitalistas como Mireille Fanon-Mendes-France, co-presidente da Fondation Frantz Fanon Internationale.

• Líderes sindicais e associativos: responsáveis por sindicatos, movimentos de educação permanente e organizações camponesas.

Para ler o texto da chamada e ver a lista dos primeiros assinantes, acesse aqui.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 13 jan 2026

2026: Nós contra Trump

Estamos apenas no começo de uma luta aguda entre a soberania dos povos e a ofensiva neofascista para reorganizar a vida política no planeta
2026: Nós contra Trump
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores