1 de maio é dia do TRABALHADOR e da TRABALHADORA e não do TRABALHO!

Que este 1 de Maio sirva para lembrar da força da classe trabalhadora unida e da necessidade da mobilização por um programa real de transformações para o país.

Luciana Genro 1 maio 2018, 12:15

Parte da imprensa insiste em dizer que hoje é dia do trabalho. Não é. 1 de maio é dia do trabalhador e da trabalhadora, aquele(a) que produz, aquele(a) que é dono(a) apenas da sua força de trabalho e a vende para aqueles que são os donos das fábricas, empresas, bancos ou a vende para o Estado, no caso dos servidores públicos. Ou ainda a vende para outros indivíduos, no caso dos profissionais liberais. Trabalho é o resultado da atividade do trabalhador e da trabalhadora. A origem deste dia está, inclusive, historicamente vinculada à luta pela redução da jornada de trabalho, e a morte de oito operários em Chicago depois de uma greve violentamente reprimida.

Feita esta preliminar, é preciso dizer que os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil não têm o que comemorar neste 1 de maio. A última pesquisa do IBGE informa que o desemprego no país atingiu a marca dos 13,1% no primeiro trimestre deste ano. São 13,7 milhões de pessoas sem ocupação. É o índice mais elevado desde maio de 2017.

A situação dos desempregados é dramática e pode ser vista nas intermináveis filas em postos do SINE em todo o país. Em Porto Alegre um senhor chegou a desmaiar de fome após horas aguardando na fila por uma oportunidade de trabalho.

Vivemos tempos de reforma trabalhista no Brasil. O governo Temer foi responsável pelo maior ataque à CLT desde o fim da ditadura militar. Conquistas históricas da classe trabalhadora estão sendo distorcidas e flexibilizadas para atender aos interesses do mercado pós-crise capitalista de 2008. A receita neoliberal exige aumento da produtividade pela superexploração da força de trabalho.

Por isso precisamos observar não apenas os índices alarmantes de desemprego, mas também as condições em que se encontra o contingente de trabalhadores no Brasil. Há um verdadeiro exército de trabalhadores em condições absolutamente precárias no país. Pessoas que, diante da crise e da ausência de empregos, recorrem à informalidade para sobreviver. E trabalhadores que se submetem a subempregos formais com uma renda incapaz de fazer frente às suas necessidades mais básicas.

Em dezembro do ano passado o Brasil contabilizada 92,1 milhões de pessoas empregadas. Sendo que a maior parte – 34,2 milhões – era composta por trabalhadores informais. De acordo com o IBGE, foi a primeira vez na história que o número de pessoas sem carteira assinada superou o total de trabalhadores formais.

Os desafios colocados são imensos. É preciso uma reação forte diante de tantos ataques. A Greve Geral de abril do ano passado expressou a capacidade de mobilização e de resposta da classe trabalhadora numa conjuntura difícil. Mais de 40 milhões de pessoas fizeram o Brasil parar. Uma demonstração de que quando os trabalhadores se movem o sistema entra em colapso. Que este 1 de Maio sirva para lembrar da força da classe trabalhadora unida e da necessidade da mobilização por um programa real de transformações para o país.


TV Movimento

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!
Editorial
Israel Dutra | 14 mar 2024

Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!

Neste 14 de março, mais uma vez exigimos: nem esquecimento, nem perdão para Marielle e Anderson!
Seis anos sem Marielle, seis anos sem justiça!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!