Após posse, Fábio Felix é eleito para presidir comissão de Direitos Humanos da CLDF
Fábio Felix

Após posse, Fábio Felix é eleito para presidir comissão de Direitos Humanos da CLDF

Deputado distrital mais votado da história do DF promete aumentar fiscalização dos atos do governo Ibaneis Rocha (MDB)

Tatiana Py Dutra 4 jan 2023, 13:00

Em Brasília, o 1º de janeiro de 2023 também foi marcado pela cerimônia de posse dos 24 deputados e deputadas eleitos para a nona legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Durante a sessão, os parlamentares prestaram compromisso com a Constituição Federal e, em tradicional simbolismo, cada deputado recebeu um bottom comemorativo antes de fazer os juramentos.

Os distritais acrescentaram ao compromisso expressões que simbolizam suas bandeiras de trabalho em seus pronunciamentos. Deputado distrital reeleito, com 51.792 votos, Fábio Felix (PSOL), estendeu a bandeira do Brasil customizada com as cores LGBTQIA+ no púlpito durante o ato.

 “Em defesa de todas as famílias, inclusive as nossas famílias LGBTs, por Justiça de transição nesse país, por Marielle Franco, assim o prometo”, disse.

Durante a cerimônia, o deputado compartilhou algumas de suas pautas principais para 2023. Felix prometeu mais fiscalização nos atos do governador reeleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), notório bolsonarista, cuja gestão mostrou-se negligente com as necessidades das camadas mais pobres da população.

“O poder legislativo precisa manter sua independência para defender e representar os interesses da população (…). Uma das principais atribuições de um parlamentar é fiscalizar as ações do governo. Vamos continuar atuando com rigor, cobrando do governo Ibaneis aquilo que foi pactuado com a população e defendendo os interesses coletivos”, prometeu.

Comissão de Direitos Humanos

Além de ser o deputado distrital mais votado do Distrito Federal. Fábio Felix foi reconduzido à presidência da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da CLDF. No cargo, ele terá o desafio de combater o conservadorismo crescente em Brasília. O mandato à frente das comissões é de dois anos.

“A gente recebe mais de mil denúncias por ano [na Comissão]. A Câmara Legislativa virou um agente ativo na defesa dos Direitos Humanos na cidade e essa tem sido de fato a nossa luta. Nos próximos dois anos, queremos intensificar isso. Estou muito feliz de poder dar continuidade a esse trabalho que é de grande importância para a população mais vulnerável da cidade”, disse Felix.

O distrital também será membro titular das comissões de Transporte e Mobilidade e a de Constituição e Justiça. Felix comemorou a oportunidade de defender os direitos fundamentais do povo e a democracia” e de “enfrentar a máfia dos transportes e faremos isso com rigor”.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores