Custo de vida e lucro
Money Mix | Free Creative Commons Image

Custo de vida e lucro

Segundo a OCDE, aumento de lucros influenciou a inflação muito mais que o aumento de salários

Michael Roberts 2 ago 2023, 08:52

Via Sin Permiso

O mais recente relatório de emprego da OCDE é uma verdadeira revelação sobre a crise do custo de vida e sobre se foram os aumentos salariais ou os aumentos dos lucros que mais contribuíram para o aumento da inflação. Em termos de salários, de acordo com a OCDE, os salários reais caíram em média 3,8% no último ano na OCDE. “Os mercados de trabalho aumentaram os salários nominais, mas menos do que a inflação, levando a uma queda nos salários reais em quase todos os setores e nos países da OCDE”.

As quedas variam consideravelmente em cada país da OCDE. As maiores quedas ocorreram na Escandinávia e na Europa Oriental, onde os preços da energia aumentaram mais devido à perda do petróleo e do gás russos, enquanto a queda nos EUA é uma das mais baixas, pois os preços da energia, embora tenham aumentado, não subiram tanto. A Europa teve que mudar seu fornecimento de energia por meio de gasodutos para o muito mais caro gás natural líquido (GNL) por meio de transporte marítimo.

O estudo da OCDE também revela em detalhes até que ponto e quanto do aumento das taxas de inflação desde o início da pandemia da COVID até agora se deve a salários e lucros.

Parece que, em média (não ponderada) em toda a OCDE, os lucros por unidade de produção aumentaram cerca de 22% entre o final de 2019 e o primeiro trimestre de 2023, enquanto os salários por unidade de produção aumentaram cerca de 16%. Em alguns países, o papel dos lucros nos aumentos de preços foi muito maior em comparação com os salários: na Suécia, 27% dos lucros aumentaram contra 9% dos salários; na Alemanha, 24% contra 10%; na Áustria, 23% contra 10%.

O maior aumento nos lucros durante a espiral inflacionária ocorreu na Hungria, com mais de 60%, seguido pelos países do Leste Europeu, com mais de 30%. Os aumentos de salários e lucros por unidade de produção nos EUA foram praticamente iguais, com 14% cada. Apenas Portugal registrou uma contribuição significativamente maior dos salários por unidade de produção (18%) do que dos lucros (9%).

A OCDE concorda comigo e com muitos outros que o aumento da inflação foi iniciado pelos preços mais altos das commodities e da energia, causados por interrupções na cadeia de suprimentos após o fim da pandemia e exacerbados pela invasão russa na Ucrânia.

Como diz a OCDE: “O aumento inicial da inflação foi em grande parte importado em muitos países da OCDE e impulsionado pelos preços das commodities e da energia. No entanto, ao longo de 2022, a inflação ampliou suas causas, com custos mais altos sendo cada vez mais repassados aos preços de bens e serviços domésticos”.

Ela não foi causada por aumentos salariais, que nunca poderiam acompanhar a inflação em espiral. Novamente, de acordo com a OCDE: “As evidências não oferecem sinais de uma espiral salários-preços até o momento. O crescimento nominal aumentou, mas não mostra sinais claros de uma aceleração significativa em todos os países. A diferença em relação à inflação parece estar diminuindo nos últimos meses, principalmente devido a um lento declínio da inflação, mas a erosão dos salários reais ainda não parou na grande maioria dos países da OCDE”.

De fato, os aumentos nos rendimentos foram um fator muito maior para o aumento da inflação. As conclusões do relatório são claras: primeiro, os salários reais médios (ou seja, após a inflação) caíram em todo o mundo capitalista desenvolvido nos últimos três anos – de fato, a maior e mais longa queda em pelo menos 50 anos. Em segundo lugar, a principal contribuição para o aumento dos preços de bens e serviços durante esse período foi o aumento dos lucros por unidade de produção, e não dos salários, especialmente na zona do euro. “Na zona do euro, a contribuição dos lucros foi particularmente grande, sendo responsável pela maior parte do aumento dos preços nacionais no segundo semestre de 2022 e no primeiro trimestre de 2023.” Com relação aos EUA, a OCDE conclui que: “com mercados de trabalho particularmente apertados, os salários em geral contribuíram mais para os aumentos de preços domésticos do que os lucros nos últimos trimestres”. Porém, “a contribuição recente das margens de lucro foi muito maior do que nos anos pré-crise, mas diminuiu nos últimos trimestres”.

Dados da Europa e da Austrália mostram que o forte desempenho dos lucros em 2022 não se limitou ao setor de energia. No ano até o primeiro trimestre de 2023, na Europa, os lucros por unidade aumentaram mais do que os custos unitários de mão de obra nos setores de manufatura, construção e finanças, e cresceram na mesma proporção que os custos unitários de mão de obra em “acomodação, alimentação e transporte”. Da mesma forma, os lucros por unidade aumentaram mais do que os custos unitários de mão de obra em vários setores na Austrália, incluindo “acomodação e alimentação”, manufatura, comércio e transporte.

Então, para reduzir as taxas de inflação, as empresas deveriam reduzir os aumentos de lucros? Talvez não, diz a OCDE, porque “a lucratividade das empresas pode ser prejudicada no curto prazo por uma queda na demanda devido ao aperto da política monetária e à erosão do poder de compra. Nesse contexto, é mais provável que os custos trabalhistas mais altos se traduzam em redução da demanda por mão de obra e possível perda de empregos. De modo geral, embora as evidências sugiram que há espaço para os lucros absorverem alguns ajustes salariais em vários setores e países, é provável que a margem de manobra exata varie entre os setores e tipos de empresas”.

Em outras palavras, tentar reduzir os aumentos de preços restringindo os aumentos de lucros e permitindo que os aumentos salariais dos trabalhadores os alcancem poderia causar uma crise, pois os empregadores reduziriam sua força de trabalho para conter o aumento dos custos de mão de obra. Isso significaria um aumento no desemprego. Porque é isso que acontece em um sistema de produção voltado para o lucro.

Então, qual é a resposta para o crescimento econômico sem acelerar a inflação? A OCDE afirma: “No longo prazo, os ganhos salariais reais sustentados só podem ser garantidos por meio do crescimento sustentado da produtividade”. Os países da OCDE precisam “aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelos novos desenvolvimentos tecnológicos, como a Inteligência Artificial”. Até o momento, não há sinais disso.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão