Vereadores de Porto Alegre querem criminalizar movimentos por moradia
Ocupação Sarah Domingues

Vereadores de Porto Alegre querem criminalizar movimentos por moradia

Projeto de lei da extrema direita pretende punir ocupações com restrições a programas sociais e concursos públicos

Tatiana Py Dutra 10 fev 2025, 11:44

Foto: Vinícius Cassol/MLB

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre pode votar nesta segunda-feira (10) um projeto de lei que busca criminalizar ocupações na cidade. A proposta, de autoria dos vereadores Jesse Sangali, Comandante Nádia e Fernanda Barth, todos do PL de Jair Bolsonaro, prevê sanções severas para quem participa de ocupações e luta pelo direito à moradia, incluindo a proibição de acesso a concursos públicos, programas habitacionais e sociais por cinco anos. A restrição se aplicaria mesmo a ocupações de prédios desabitados, abandonados ou sem função social.

O projeto tem o respaldo da base do prefeito Sebastião Melo e reflete os interesses da especulação imobiliária. Seus autores alegam que a medida reforçaria a proteção de imóveis públicos e privados e garantiria que benefícios municipais sejam destinados apenas a quem “respeita as normas de conveniência”. Segundo eles, Porto Alegre precisa de mecanismos para proteger bens públicos e manter a ordem urbana.

Críticos da proposta denunciam seu caráter inconstitucional e excludente. O vereador Roberto Robaina (PSOL) condenou a iniciativa, classificando-a como um ataque direto aos movimentos sociais e uma tentativa de criminalizar a população mais vulnerável. 

“Essa matéria atende aos interesses da especulação imobiliária e parte de vereadores comprometidos com um projeto de cidade que deixa cada vez mais pessoas morando na rua, para garantir os lucros das construtoras e especuladores. É preciso derrotar esse projeto e fortalecer a luta por moradia para todas e todos”, afirmou.

Dados do Observatório das Metrópoles e do Censo de 2022 mostram que, dos 686.414 domicílios particulares permanentes em Porto Alegre, 101.013 estavam vazios e 27.250 eram de uso ocasional. Enquanto isso, segundo a Fundação João Pinheiro, o déficit habitacional da capital gaúcha ultrapassava 87 mil moradias em 2019, número que se agravou com as enchentes que desalojaram mais de 388 mil pessoas no estado.

O projeto de lei, se aprovado, aprofundará a criminalização da luta por moradia em um momento de crise habitacional, ignorando o direito constitucional de acesso à moradia digna e favorecendo interesses privados em detrimento da população mais carente. Robaina reforçou a necessidade de mobilização contra o projeto. 

“Esse é mais um projeto inconstitucional para atacar o povo pobre e fazer média com a classe reacionária. Chamamos a luta contra mais um ataque aos direitos do povo. Esse projeto é anti-popular e inconstitucional”, declarou.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 31 jan 2025

A luta dos indígenas é um exemplo para o país

Ocupação da Secretaria de Educação de Pará enfrenta governo em defesa da educação indígena
A luta dos indígenas é um exemplo para o país
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi