Ondas de calor mataram 120 mil brasileiros em 20 anos, mostram Fiocruz e UFBA
Sunset background. Free public domain CC0 photo.

Ondas de calor mataram 120 mil brasileiros em 20 anos, mostram Fiocruz e UFBA

Principais afetados foram idosos, mulheres, crianças e pessoas com menos escolaridade, o que prova a correlação com fatores sociais

ClimaInfo 25 jun 2026, 17:02

A reportagem é de ClimaInfo, 19-06-2026.

Feito pela primeira vez em escala nacional, um estudo, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), analisou dados sobre ondas de calor e internações e mortes no SUS entre 2000 e 2019. E constatou que as altas temperaturas mataram 120 mil brasileiros nesse período.

Foram revisados dados de mortalidade por doenças do aparelho circulatório e cardiovascular ocorridas no SUS em 5.566 municípios. A partir deles, a pesquisa verificou que os principais afetados foram idosos, mulheres, crianças e pessoas com menos escolaridade – o que indica a importância de fatores sociais no impacto do calor, destaca o Estadão.

Segundo o estudo, os efeitos das altas temperaturas nem sempre aparecem de imediato. Em muitos casos, o calor agrava quadros de doenças pré-existentes, informam g1 e CNN Brasil. O estresse térmico pode sobrecarregar funções cardiorrespiratórias, contribuindo para inflamações e agravando doenças, além de afetar o trato urinário por meio da desidratação, da hipovolemia (redução do volume total de sangue e líquidos no corpo) e da disfunção renal.

Em crianças, o efeito mais comum em todas as regiões do país foi a ocorrência de diarréias. Já a população idosa apresentou alta sensibilidade a problemas respiratórios, renais e metabólicos (diabetes).

Uma maior taxa de mortalidade por ondas de calor também é associada a pessoas com menor escolaridade. A escolaridade foi empregada como um proxy da posição socioeconômica, por refletir diferenças no acesso a recursos materiais, oportunidades e condições de vida ao longo do curso de vida, explica a pesquisa.

“O grupo com menor escolaridade tem menor condição de se adaptar. Isso implica, por exemplo, a residência onde mora, ter ou não ar-condicionado, a questão de se deslocar e permanecer muito mais tempo exposto a essas condições. Também residir em locais com dificuldade de acesso à saúde”, explica Beatriz Oliveira, pesquisadora em saúde pública da Fiocruz, na Folha.

Apesar da maior parte dos municípios ter registrado aumento na frequência e na intensidade das ondas de calor no período estudado, a exposição a elas não foi homogênea. Os eventos foram mais frequentes, longos e persistentes nas regiões Norte e Centro-Oeste, porém com maior intensidade – ou seja, com maior diferença em relação à temperatura média local – no Sul e Sudeste, informa O Globo.

Os autores da pesquisa recomendam a implementação de sistemas de monitoramento e de alerta antecipado, orientação à população e o fortalecimento da resposta do SUS frente a eventos climáticos extremos. Eles também pedem que as informações climáticas sejam incorporadas nos processos de vigilância epidemiológica e ambiental de forma sistemática.

São medidas mais do que necessárias. Afinal, outra pesquisa, da Universidade de Oxford, avaliou a vulnerabilidade a ondas de calor de 205 cidades do mundo com mais de 1 milhão de habitantes. Dos 15 municípios brasileiros com mais de 1 milhão de moradores, 11 estão no ranking.

O TempoJornal GGN e Sul 21 também repercutiram o estudo.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 21 ago 2026

Ponto de não retorno

A batalha recém começa. Vamos tomar as ruas com nossas campanhas combativas, fazendo todos os esforços tanto para reeleger Lula como para fortalecer um polo programático anticapitalista
Ponto de não retorno
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a Revista Retomada!
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas

Autores