A visita de Bolsonaro a Israel é um desastre

O que assistimos nos últimos dias deveria envergonhar a todos os brasileiros.

Charles Rosa 2 abr 2019, 13:56

A viagem de Jair Bolsonaro a Israel escancara outra vez o aspecto mais coerente deste governo: consegue ser desastroso, desequilibrado e injusto em todas as esferas em que atua. O que assistimos nos últimos dias deveria envergonhar todos os brasileiros. Sem qualquer justificativa ética, política ou econômica, Bolsonaro subordina os interesses nacionais à meia-dúzia de ideólogos fundamentalistas, jogando mais nitroglicerina numa região de alto nível de complexidade.

O plano de rebaixamento internacional do Brasil inaugurado há algumas semanas em Washington com Donald Trump teve sequência nesta segunda-feira. Jair Bolsonaro fez junto ao primeiro-ministro israelense a primeira visita oficial de um Chefe de Estado a Jerusalém Oriental (território palestino ocupado por Israel desde 1967), à revelia da Autoridade Palestina. Em Jerusalém, cidade de grande valor simbólico para bilhões de pessoas e disputada por israelenses e palestinos, foi anunciada ainda a abertura de um escritório voltado para negócios com Israel. Ante a pressão dos países árabes e de maioria muçulmana, responsáveis por um bilionário superávit de nossa balança comercial, esta medida foi interpretada pelos analistas internacionais como um recuo de Bolsonaro, que durante a campanha eleitoral prometeu reconhecer Jerusalém como capital israelense. Em todo o caso, os líderes da bancada fundamentalista, que pressionam Bolsonaro para seguir adiante em sua promessa inicial, declararam à imprensa que encaram o gesto de Bolsonaro como um passo preliminar do processo de transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para a “Cidade Sagrada”.

Depois de cumprir sua vocação de “elefante numa loja cristais” no cenário internacional, o presidente brasileiro ainda teve tempo para fazer sua tradicional apologia às armas, posando para fotos com uma submetralhadora, dessas que snipers israelenses usam para atingir crianças e jornalistas palestinos numa manifestação em Gaza ou dessas que snipers da polícia de Witzel usam nas favelas do Rio de Janeiro. Isso tudo após assinar alguns acordos de “cooperação tecnológica e “segurança pública” com Netanyahu (em outras palavras, compra de armamentos produzidos por Israel e testados sobre a população palestina que deverão ser destinados na crescente militarização da segurança pública do Brasil).

O fato é que a insensatez do governo brasileiro indispõe o nosso país com o povo palestino e a comunidade árabe internacional, historicamente vinculada ao Brasil por laços de amizade e parceria político-comercial. Dos 7 milhões de refugiados palestinos espalhados pelo mundo hoje, milhares deles encontram-se no Brasil em busca de vida digna e na esperança de que algum dia seus territórios sejam descolonizados. Na semana passada, vale recordar, os funcionários de Ernesto Araújo já haviam votado na ONU contra uma resolução que pedia o fim da ocupação das tropas israelenses nas Colinas de Golã, território pertencente à Síria. Foi mais um agrado de Araújo à linha estratégica de Donald Trump para o Oriente Médio, colocando o Brasil num grupo minoritário de países que ainda fazem vistas grossas para as transgressões de Israel.

Acima de tudo, a aproximação cada vez mais despudorada entre Brasil e Israel revela a nula preocupação do governo Bolsonaro com a matéria dos direitos humanos. Conforme já constatado por alguns relatórios de agências vinculadas a ONU e a União Europeia nos últimos anos, Israel estabeleceu um regime de apartheid nos territórios roubados da Palestina, concretizando um prognóstico de 1967 feito por Ben Gurion, o pai fundador do Estado sionista. Na Cisjordânia atual, cerca de 2,5 milhões de palestinos são privados de seus direitos civis básicos e submetidos à jurisdição militar ditada pelo Ministério da Defesa israelense. Em Gaza, a população palestina, além de ser vítima de crimes contra a humanidade durante manifestações, sofre com o bloqueio econômico duplo (de Israel e Egito) que empurra para a pobreza cerca de 2 milhões de pessoas.

Movidos pelo alinhamento automático com os governos de extrema-direita existentes hoje no mundo e desconhecedores de nossa própria história diplomática, Jair Bolsonaro e seu estapafúrdio chanceler vandalizam décadas de equidistância do Itamaraty nos conflitos do Oriente Médio. E pior, assim o fazem, se posicionando, sem qualquer justificativa prática, ao lado do Estado mais forte e menos comprometido com o respeito aos direitos humanos e às resoluções da ONU. Nem mesmo a ditadura militar admirada por Bolsonaro e Araújo cometeu o erro de se curvar aos interesses de Israel e dos EUA na região (vide a resolução assinada por Ernesto Geisel em 1975 que equiparava a ideologia sionista ao racismo, numa tentativa de alcançar um descolamento geopolítico em relação à Casa Branca). E igualmente pior, às vésperas das eleições israelenses, Bolsonaro e Araújo colocam a imagem do maior país da América Latina a serviço da reeleição de Netanyahu, um político ultraconservador e corrupto, responsável por aprofundar a opressão estrutural de Israel contra os palestinos. Um político que, não nos esqueçamos jamais, qualificou o Brasil de “anão diplomático” em 2014, após o governo brasileiro repudiar os bombardeios em Gaza que vitimaram mais de 2.000 pessoas.

De nossa parte, nos resta retribuir a solidariedade do povo palestino que se manifestou contra Bolsonaro no último domingo com cartazes que nos lembraram que as “armas de Israel matam na Palestina e nas favelas cariocas”. Ninguém com o mínimo senso de justiça no século XXI pode ficar indiferente à causa palestina e seu direito a constituir um Estado livre e soberano nos territórios que lhe foram usurpados. Por isso, não hesitamos em denunciar o apartheid israelense, reivindicar o direito dos refugiados palestinos ao retorno e pedir a liberdade dos 6000 presos políticos palestinos (dentre os quais, cerca de 400 crianças!)

Viva a Palestina Livre!

Artigo originalmente publicado no site da deputada Sâmia Bomfim.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão