Ruralistas tentam agredir Juma Xipaya e Raoni Kaiapó em Altamira-Pará

Grupo de ruralistas invade o Seminário “Amazônia: Centro do Mundo”, na cidade de Altamira/PA, e ameaça lideranças indígenas.

Heloise Rocha 19 nov 2019, 19:46

Na manhã do dia 18 de novembro, teve início o Seminário “Amazônia: Centro do Mundo”, na cidade de Altamira/PA, tendo como objetivo discutir e buscar formas de proteção da floresta e pensar coletivamente formas de desenvolvimento sustentável para os povos da Amazônia. 

Na plenária estavam presentes ativistas de movimentos sociais em defesa da floresta, pesquisadores, ambientalistas e indígenas de diversas etnias (kaiapo, juruna, xikrins, xipayas, yanomamis, entre outros). As mulheres eram maioria no evento. 

De maneira lamentável, o evento foi invadido por ruralistas e representantes do agronegócio, alguns deles armados, acompanhados do “antropólogo dos ruralistas” Edward Luz, figura já conhecida e bastante repudiada por suas teses racistas que negam, com argumentos pseudocientíficos, os direitos originários dos povos indígenas, a exemplo do que ele tem feito na região do Baixo Tapajós, no Pará. 

O grupo de ruralistas invadiu de forma truculenta o evento a fim de tumultuar e tentaram agredir de forma covarde uma mulher indígena, grande liderança do Povo Xipaya, JUMA XIPAYA, e nosso grande líder dos povos indígenas do Brasil RAONI METUKTIRE KAIAPO. 

Esse grave atentado deve ser denunciado amplamente e repudiado pois fere a liberdade de organização democrática dos indígenas e movimentos sociais em defesa da floresta. 

Infelizmente os casos de agressões aos povos da floresta está virando algo recorrente, pois os assassinos da floresta se sentem respaldados pelo governo racista e fascista de Bolsonaro que faz discurso de ódio contra os povos originários. Mas não nos calaremos diante as ameaças do ruralistas e defensores do agronegócio. Vamos denunciar e seguir lutando em defesa da vida.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 17 jul 2025

Uma grande mudança

A luta anti-imperialista ganha força contra os ataques de Trump e seus aliados de extrema direita contra o Brasil
Uma grande mudança
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores