Lançamento Revista Movimento n. 10

Lançamento Revista Movimento n. 10

Ouça, na íntegra, fala de Bernardo Corrêa no lançamento da edição n. 10 da Revista Movimento em Pelotas.

Bernardo Corrêa 12 dez 2018, 15:20

Ouça, na integra, fala de Bernardo Corrêa, no lançamento da edição 10 da Revista Movimento. Em seu terceiro ano de atividade, é uma produção da Editora Movimento, vinculada com o Movimento Esquerda Socialista, corrente interna da sigla.

Para ouvir, acesso o site da Rádio Psol Pelotas: https://www.psolpelotas.com.br/multimidia/radio-psol-pelotas/

A Revista Movimento nº 10 traz um artigo especial sobre os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em 2018. A publicação apresenta ainda materiais históricos fundamentais, como o Programa de Transição e o discurso enviado por Trotsky ao congresso fundacional em Paris, além de inéditos em português, como um artigo de Jean Van Heijenoort, secretário pessoal de Trotsky, sobre a história da IV Internacional. Acompanham ainda entrevistas exclusivas com Cinzia Arruzza, referência internacional nos estudos de gênero e feminismo, e com Esteban Volkov, neto de Trotsky. Também há traduções exclusivas de uma entrevista de Harvey sobre a atualidade de Marx em seu bicentenário de nascimento e do mais recente artigo de Pierre Rousset analisando a geopolítica chinesa, além de outros conteúdos.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
“Enquanto os efeitos sanitários e econômicos da Covid-19 seguem fazendo-se sentir, escancarando a crise global do capitalismo, as lutas na América Latina começam a apresentar importantes conquistas no enfrentamento da extrema-direita continental. Na Bolívia, após meses de enfrentamentos e mobilização popular, a contundente vitória da chapa do MAS pôs fim ao governo ilegítimo e reacionário de Jeanine Áñez. No Chile, após as multitudinárias manifestações de 2019, o plebiscito levou a uma vitória esmagadora em favor de uma nova constituição elaborada por assembleia exclusiva. Na campanha eleitoral estadunidense em curso, está em jogo a possibilidade de derrotar o trumpismo, que anima movimentos neofascistas e racistas naquele país e em todo o mundo. Ao mesmo tempo, as eleições municipais brasileiras abrem a possibilidade de construir uma alternativa nas cidades que contribua para isolar e derrotar o bolsonarismo. A décima oitava edição da Revista Movimento debruça-se sobre esses processos de mobilização nas ruas e de enfrentamento eleitoral em curso”.