Convite ao Debate Organizativo para o PSOL/SC

Elementos para um debate de organização partidária, compartilhados pela Regional de Santa Catarina do Movimento Esquerda Socialista com o conjunto da militância.

MES/SC 12 mar 2021, 17:37

Nossos inimigos dizem: A luta terminou.

Mas nós dizemos: Ela começou.

Nossos inimigos dizem: A verdade está liquidada.

Mas nós dizemos: Nós a sabemos ainda.

Nossos inimigos dizem: Mesmo que ainda se conheça a verdade

Ela não pode mais ser divulgada.

Mas nós a divulgamos.

É véspera da batalha.

É a preparação dos nossos quadros.

É o estudo do plano de luta.

É o dia antes da queda

De nossos inimigos.

Bertolt Brecht

  1. O PSOL não é um partido contemplativo. Atuamos como alternativa política de esquerda, disputando a influência de massas, como parte ativa de todas as lutas, seja organizando, apoiando, divulgando, ou prestando solidariedade, pois é a ação direta o palco privilegiado da construção de uma alternativa política e do partido.
  1. Em detrimento do nosso peso relativo no movimento de massas, a ampliação do quadro de filiados ao PSOL/SC e a construção de candidaturas com conteúdo e ação vinculadas às lutas do povo, coloca o nosso partido como um depositário da esperança catarinense, cujo declínio do petismo abre um flanco extraordinário para a consolidação do PSOL. Entretanto, o PSOL Catarinense ainda tem pouca musculatura para figurar como a principal referência da esquerda: são 25 Diretórios Municipais, em funcionamento; e, somos quase 3 mil filiados em 115 municípios, porém 40% deles em Floripa e Joinville.
  1. A dificuldade na fixação das instâncias oficiais, para além da Grande Floripa, com exceção de alguns pólos regionais, deve ser compreendida em razão das demasiadas exigências da burocracia do Estado, somado à ausência de um trabalho coletivo dos campos políticos (compostos no 6º Congresso e seu desgaste ao longo do mandato), assim como a distância política entre o diretórios estadual e nacional, causando desarticulação e ruídos entre as diversas instâncias partidárias e a sua militância. Ato contínuo, acarreta na falta de organicidade do partido, no qual as filiações não necessariamente se traduzem em militância, afora as dificuldades objetivas, como as distâncias e a reduzida frequência dos fóruns partidários, colocam grandes desafios ao enraizamento do PSOL/SC.
  1. A despeito dos obstáculos estruturais, o PSOL/SC tem respondido com algum sucesso aos importantes desafios eleitorais impostos pelo sistema. Nossa localização política e influência eleitoral têm demonstrado nossa potencialidade, para um papel objetivo na mudança da realidade. A recente composição da Regional SC do Movimento Esquerda Socialista e de outras correntes políticas, mesmo nas limitadas e adversas condições da pandemia da SARS-COVID-19, são demonstrações da pujança do partido.
  1. Reconhecemos, enquanto elos fundamentais de lutas diversas, valorosas companheiras e companheiros atuantes no PSOL/SC, não organizadas em correntes políticas. Protagonizando o enfrentamento aos aparatos burocráticos do movimento de massas e construindo o partido como uma ferramenta de luta, muito mais do que uma legenda eleitoral, em diversos pontos do estado.
  1. Identificamos e respeitamos as diferenças à nossa forma de atuação, primando pela unidade de ação no PSOL/SC, para impulsionarmos o partido como uma alternativa capaz de disputar a influência de massas, elemento essencial para alcançarmos o principal objetivo programático do PSOL em sua fundação: a conquista de um governo dos trabalhadores e do povo.
  1. Enquanto corrente fundadora do PSOL, atuamos sobretudo para o êxito do partido, por isso, impulsionamos debates e ações conjuntas, para traduzirmos essa pujança do PSOL Catarinense em peso orgânico. Entendemos que é possível superarmos as dificuldades objetivas de organização partidária, ao longo do litoral e no interior de SC, dialogando com os diferentes tempos, realidades e diversidade da militância, para ampliarmos o alcance do partido com consistência, a partir dos eixos: formação política e democracia partidária.
  1. A imprevisibilidade do calendário para realização do 7º Congresso do PSOL, em razão da pandemia, não pode ser motivo para retardar a implementação de um vigoroso programa de formação política, voltado para o suporte teórico e calcado na realidade local, impulsionando nossa atuação nas frentes e nas lutas, instrumentalizando o partido para vencermos os obstáculos burocráticos, na manutenção das instâncias. Estamos dispostos a realizá-lo e acreditamos haverem parcerias indispensáveis em diferentes setores do partido.
  1. É necessário um debate com as diferentes expressões do PSOL/SC, para pensarmos coletivamente a reestruturação e a criação de novas instâncias partidárias:
  1. a. Nosso crescimento em expressão política está intrinsecamente ligado ao surgimento de novas organizações internas, agrupamentos informais e lideranças regionais, portanto, queremos debater a ampliação do Diretório Estadual, viabilizando a representação da variedade de opiniões não necessariamente contempladas no espectro das correntes políticas formalmente estabelecidas; e,
  1. b. As características e as diferenças regionais de Santa Catarina, exigem mecanismos que permitam a presença do partido em todo o território, por isso, um formato de organização mesorregional, ou regional, precisa ser elaborado. Apesar das restrições estatutárias para a conformação dessas instâncias formalmente é viável, pelo menos, o estabelecimento de fóruns para articulação no nível regional, enquanto política consequente, planejada e acompanhada do Diretório Estadual.
  1. O aprimoramento da democracia partidária, também se estabelece na frequência de fóruns permanentes e abertos do partido. Enquanto não for possível pactuarmos e viabilizarmos no âmbito partidário, manteremos a realização de Plenárias Abertas do MES/SC, abrangendo temas conjunturais e estruturais e organizando campanhas como a “Vem ser PSOL”.
  1. Concretizar a potencialidade do PSOL/SC é elemento chave para gestarmos a mobilização popular, pois preparando nossos quadros políticos para enfrentamento ao sistema, a crise sanitária e econômica exige e exigirá ainda mais da nossa atuação.

Santa Catarina, Março de 2020


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão