Câmara de Vereadores do Recife rejeita homenagem a Michelle Bolsonaro

Câmara de Vereadores do Recife rejeita homenagem a Michelle Bolsonaro

Proposta de parlamentar bolsonarista visava conceder medalha entregue a defensores dos Direitos Humanos.

Uilder Lima 13 jul 2022, 16:46

Na terça-feira (5), a Câmara dos Vereadores do Recife rejeitou uma proposta de homenagem à primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro. A proposta foi elaborada pela vereadora Michele Collins (PP), que viu a derrota ante aos demais companheiros por 16 votos a 9.

A ideia da parlamentar, que é evangélica, era que a primeira-dama recebesse a medalha de mérito Olegário Mariano, que é entregue para pessoas ou instituições que defendem os Direitos Humanos. É notável que, para Collins, a esposa de Jair Bolsonaro é uma referência para as causas sociais, porém, em nenhum momento falou quais seriam essas causas.

Talvez seja mais fácil lembrar de notícias negativas sobre a primeira-dama! Será que a vereadora esqueceu que Michelle Bolsonaro foi citada em mensagens do esquema de vacinas superfaturadas da Davatti? Que recebeu em sua conta cheques que somam R$ 89 mil de Fabrício Queiroz [miliciano envolvido em esquemas de corrupção da família Bolsonaro]? Que a própria saiu em defesa do ex-ministro Milton Ribeiro (“pessoa honesta”)?

Bolsonaro e Michelle não representam nada de bom para nosso país. São violadores de direitos humanos. Não esqueço dessa frase: “Vamos fuzilar a petralhada”, dita no Acre e em alta voz por este ser que está na presidência. Ele alimenta o ódio e ela é conivente. Recentemente, um dirigente do PT foi assassinado em Foz do Iguaçu (PR), surpreendido por um Bolsonarista que efetuou disparos de arma de fogo em sua festa de aniversário. Isso levou a óbito o companheiro Marcelo Arruda.

Bolsonaro, que não tem respeito pela vida e não respeita a dor alheia, reagiu com cinismo. Não condenou o assassinato, insinuou que o que todos vimos não é a verdade e acusou a esquerda de ser agressiva. Caso o Poder Judiciário não tome medidas rápidas para frear a incitação à violência contra os adversários, podemos ter um mar de sangue na nossa frente. É dever de qualquer presidente da República dialogar com seus seguidores, reprovando o uso da violência em qualquer instância, ainda mais em ano eleitoral.

A família Bolsonaro representa tudo de ruim que vem acontecendo em nosso país, todas essas atrocidades causada pelo desgoverno Bolsonaro, tais como fome, desemprego, descaso na compra de vacinas contra a Covid-19, perseguições a youtubers e artistas, retirada da população LGBTQIA+ da política de Direitos Humanos, extinção de 22,4 mil cargos da Saúde – desses, 10,6 mil são agentes comunitários.

O desgoverno Bolsonaro acabou com reajuste real do salário mínimo, permitiu a liberação recorde de agrotóxicos, vergonha internacional, alterou as regras na Saúde e reduziu o acesso ao SUS, reformou a previdência e retirou direitos previdenciários, empurrou milhares para o trabalho informal, sem carteira assinada, e tivemos diversos aumentos do combustível, que atingiram os maiores preços da história do Brasil.

Os vereadores/a do Recife fizeram seu dever de casa. A Casa José Mariano, Câmara de Vereadores do Recife, está presente na luta contra o bolsonarismo. Seria contraditório homenagear uma família di campo ultraconservador e autoritário, que defende golpe de Estado, que faz apologia a tortura, que coloca o nosso país no caminho do retrocesso.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão