É preciso partir para o ataque para nocautear Bolsonaro no 1º turno
Foto por Ricardo Stuckert

É preciso partir para o ataque para nocautear Bolsonaro no 1º turno

Pesquisa, debates e ruas indicam a necessidade de aprofundar a campanha contra o líder da extrema direita.

Leandro Fontes 30 ago 2022, 17:55

A pesquisa Ipec divulgada ontem (29/08) demostrou que a polarização segue cristalizada, Lula 44% x 32% de Bolsonaro. Paralelamente, Ciro e Tebet cresceram 1%. O que é natural, uma vez que a campanha eleitoral começou com todo seu aparato e ultrapassou 1/3 das voltas em jogo.

Todavia, essa pesquisa ainda não é capaz de medir os efeitos do debate da Band. Esse dado deve ficar para a pesquisa Datafolha da próxima quinta-feira (01/09). Mas, o que já pode entrar na balança são os efeitos do Auxílio Brasil bolsonarista e a repercussão positiva de Lula no JN.

De tal maneira, não creio que o debate em canais de baixa audiência nacional pode alterar sensivelmente o tabuleiro eleitoral nos próximos dias. Porém, está cristalino que o caminho utilizado por Lula na TV Bandeirantes conduzirá a eleição para um perigoso 2º turno.

Esse é o ponto fundamental que precisa entrar na mesa. Portanto, não é hora de gastar tempo e energia com ilusões programáticas de um futuro governo Lula/Alckmin. Este será um governo de colaboração de classes e ponto final. No entanto, para derrotar Bolsonaro, mesmo eleitoralmente, é preciso mais do que a mera comparação morna de governos. A orientação do “quem fez mais e roubou menos” leva a disputa para o terreno escolhido pelo bolsonarismo. Por isso, Lula e a campanha como um todo deve esquentar o tom, fazer da derrota do fascismo um plebiscito, denunciar que Bolsonaro é contra as mulheres, negros, os pobres, as esquerdas e é um genocida, corrupto e que possui uma estratégia golpista. Tudo isso combinado com um chamado aos movimentos sociais, partidos, sindicatos e centrais tomarem as ruas, como o dia 10 de setembro.

Essa orientação básica é suficiente para desencadear um movimento democrático de massas como as Diretas de 1984? Creio que não. Porém, coloca a campanha num patamar de combate e em melhores condições para conquistar votos decisivos de Ciro Gomes e de Bolsonaro no norte e no nordeste, para que a fatura seja decidida no 1º turno.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão